As novas Braih RC1 250 e RC1-R 250 são e-bikes bastante diferentes do habitual e destinam-se, de certa forma, a quem deseja sair um pouco do “normal” nos trilhos!

PUB
Equipamentos GSG

Esta é uma marca que nos chega aqui ao lado de Espanha, referindo que estas “super e-bikes” estão a meio caminho entre este conceito e uma moto. O look de cada modelo deixa isso bem claro, mas sublinhe-se que ambos estão limitados a a 250 W de potência e aos “tradicionais” 25 km/hora. O tipo de utilização é aquele que damos normalmente a uma e-BTT.

Ou seja, as Braih RC1 e RC1-R 250 estão equipadas com um motor central Bafang MG510 que “liberta” 114 Nm de torque e em conjunto com uma bateria 1.254 Wh. Diz a marca que é possível chegar a autonomias de até 184 km!

Outro dos detalhes que pode fazer a diferença é o novo sistema de recarga da bateria que a Braih integra nestas e-bikes: foi associada ao processo a ligação Bluetooth, o que “permite proteger e alargar a vida útil da bateria, reduzindo o número de ciclos de carga e adicionando proteção contra excessos de energia quando a carga está completa”.

PUB
Specialized Epic 8

Todos os modelos da gama contam também com um sistema de gestão inteligente através da app para smartphone Braih. A ligação à e-bike permite selecionar um de três níveis de carga diferente, isto segundo o uso que vamos dar à bateria: Armazenamento, para quando não vamos usar a e-bike de imediato; Uso Diário, no qual é carregada apenas 80% do total (autonomia vista como suficiente para a maioria das voltas); e Carga Máxima, para quando queremos colocar 100% da carga na Braih.

Quadro monopeça em alumínio

O quadro (podemos mesmo chamar-lhe chassis, quase…) é uma construção monopeça em alumínio 6082-T6 e com uma clara inspiração motociclista, com integração de um amortecedor sem bielas (o Fastace BDA53RC) e com 185 de curso.

O quadro foi desenhado e produzido em Espanha, pelo que apuraram os nossos colega da versão espanhola do projeto GoRide, e a geometria apresenta uma distância entre eixos de 1.251 mm). A direção tem ângulos de 66º e a suspensão frontal tem cursos de 160 mm, o que acaba por parecer estranho por ter menos que o amortecedor traseiro.

PUB
Mondraker Arid Alloy

O set de rodas também é diferenciador, pois são instaladas rodas com diâmetro diferentes e em função dos tamanhos dos quadros. Encontramos rodas de apenas 24” x 3,00” nos tamanhos S e M, o que traz uma “flexibilidade” maior nos trilhos, e de 27,5” x 2,60” nos tamanhos M, L e XL.

A gama

Braih RC1 250 (rodas de 27,5”)

Os dois modelos disponíveis, o RC1 250 (6.590 euros) e o RC1-R 250 (6.990 euros), estão disponíveis sob a forma StartingLine Edition, uma edição limitada a 150 unidades, com elevados níveis de equipamento.

Braih RC1-R 250 (rodas de 24”)

Ao duo motor/bateria referido junta-se uma tansmissao Sram GX 1×11, travões Sram Guide de 4 pistons, bem como itens como pedais em alumínio com estrutura selada, display multifunções a cores, set de ferramentas, etc.

A diferença entre ambos os modelos é na dupla conectividade da RC1-R, que permite ligação via Bluetooth com o smartphone para termos acesso a toda a informação da bike e do desempenho do ciclista, isto além de funcionalidades de navegação com a app Bafang Go. Também difere na presença de um espigão telescópico e nos guarda lamas à medida.

PUB
Specialized Epic 8

Mais info:

Também vais gostar destes!