Quando se mexe neste tipo de componentes, temos de saber o que vamos fazer… Por isso, para ficares a saber um pouco mai sobre cepos Shimano, avançamos algumas diferenças entre os modelos HyperGlide (ou HyperGlide+) e Microspline.

PUB
KTM

O primeiro tipo dominava no catálogo da marca japonesa até à chegada das 12 velocidades nas cassetes das bicicletas de BTT, que trouxeram de vez o novo cepo (também chamado de núcleo) Microspline.

Transmissão Shimano XT M8100 de 12x.

As diferentes nomenclaturas e características das cassetes podem gerar alguma confusão…

Cassete Shimano XT 10-51t de 12x.

É que pode acontecer, simplesmente, que não saibas ao certo que tecnologia está no eixo traseiro da tua bicicleta de BTT. Ou que pretendas trocar de componentes e precises de perceber um pouco mais sobre como funciona o sistema.

Nas lojas podes encontrar cassetes 12x compatíveis com o desejado sistema Microspline ou com o “formato” HyperGlide, sejam estas da Shimano ou não.

PUB
Specialized Levo

As diferentes nomenclaturas e características pdoem gerar alguma confusão, que pode depois levar a que escolhas uma cassete com o design dentado diferente do cepo/núcleo que tens. Isso torna impossível a instalação.

Os núcleos do tipo HyperGlide têm sido os mais habituais, em geral, sendo ainda uma constante em bicicletas de 11 ou menos velocidades. A sua característica principal é que o design não permite que se possam introduzir neles rodas dentadas com menos de 11 dentes. É por isso que as cassetes têm, no mínimo, uma roda dentada de 11 velocidades (e daí para cima).

Enquanto isso, o Microspline foi pensado com uma redução maior (1,5 cm contra algo abaixo de 1 cm, aproximadamente), para podermos instalar rodas dentadas de 10 dentes. Isto permite uma faixa de relações maior.

PUB
Giant TCR 2024

Por outro lado, o estriado utilizado para inserir a cassete e a roda dentada difere do Microspline para o HyperGlide. Como vês, estas diferenças são consideráveis e podem ser determinantes aquando da escolha da tua próxima cassete (e demais componentes num upgrade de transmissão).

Mais info:

Também vais querer ler…

5 sistemas antifuro… que não são tubeless! [com vídeos]


Artigo redigido por José Escotto e editado por Jorge Lopes. Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.

Também vais gostar destes!