O GoRide esteve mais uma vez presente no Sea Otter Europe, evento do qual somos media partners oficiais. Entre muitas atividades, tivemos oportunidade de ficar a conhecer muitas novidades, algumas delas no segredo dos deuses, ainda, e que em breve poderemos revelar!

PUB
KTM

O alto nível de bicicletas e muitos novos produtos impressiona. Os preços estão cada vez mais altos, com exceção de as bicicletas terem sofrido uma redução de IVA recentemente em Portugal, e é um facto que são os produtos mais caros que são mais procurados….

Nesse sentido, e perante o que tivemos oportunidade de ver de perto e ao vivo, aqui fica o conjunto das bicicletas mais interessantes no Sea Otter Europeu 2023, isto sob o nosso ponto de vista. Podem não ser as mais sofisticadas ou inovadoras, mas são as que nos parecem ter mais “paixão”, o ingrediente mais importante, não?

BH

Aerolight ‘Raisa Álvarez’

Esta edição especial destaca-se pela pintura realizada pelo artista escolhido para criar o cartaz da Volta a França do ano passado e que realizou este exercício de design numa Aerolight que tem estado em exposição em vários eventos em que a BH participa.

E, na verdade, poder tocar uma “tela” pintada à mão e sentir cada pincelada (pois esta não está envernizada nem tratada) é realmente um prazer… A bicicleta por si só já é impressionante e com esta decoração fica ainda mais bonita.

PUB
KTM

BMC

Fourstroke 01

É verdade que esta não é uma novidade estrondosa, mas é sempre um prazer ver esta Fourstroke, uma verdadeira máquina de BTT de competição… E neste caso ainda mais, já que a bicicleta da equipa BMC estava também presente: cores de “guerra”, o especial espigão telescópico BMC Autodrop e as novas suspensões Öhlins de alta qualidade para XC eram os destaques principais nesta Fourstroke 01.

Speedmachine 01

A mais recente máquina de velocidade lançada pela BMC em colaboração com a equipa de Fórmula 1 da Red Bull chama-se Speedmachine e não deixa ninguém indiferente: já a trouxemos em detalhe aqui o GoRide e não podemos fazer outra coisa senão confirmar a sua grande presença, que ao vivo é ainda maior.

Um quadro maciço, uma infinidade de compartimentos para ferramentas, hidratação, alimentação, e componentes de primeira qualidade…

PUB
Giant Trance X Advanced E+ Elite

Canyon

Aeroad MVDP

A Canyon apresentou uma grande variedade de modelos, o que tornou muito difícil escolher apenas um… Mas optámos pela Aeroad de Mathieu Van der Poel. A cor branca, que nas fotos pode passar mais despercebida, destacava-se ao vivo de forma impressionante: brilha


como poucas, “salpicada” de detalhes que nos lembravam que esta bicicleta é a de um verdadeiro campeão…

Gostámos muito das rodas Shimano Dura-Ace C-60, pouco vistas na feira, mas com forte presença na bicicleta. Os componentes periféricos da Canyon, como o guiador integrado e o espigão aerodinâmico, também se diferenciavam na bicicleta de MVDP.

Cervélo

ZFS-5

A bicicleta da Jumbo-Visma… mas de BTT! Talvez não seja a bicicleta de montanha mais espetacular da atualidade, mas o alvoroço mediático que causou quando foi apresentada faz com que seja incluída nesta nossa seleção.

O design parece bastante convencional, mas apresenta detalhes (destaque para o design especial do triângulo traseiro) muito particulares e que a tornam única. A ZFS-5 é oferecida com duas opções de curso no amortecedor traseiro, 100 ou 120 mm, que resultam em ligeiras alterações na geometria: mais “reativa” ou mais orientada para as descidas…

Chiru

X-Root

O titânio, graças à paixão que vimos pelas bicicletas mais caras e exclusivas, está a ganhar terreno, especialmente numa categoria como o gravel, que se está a revelar como a vertente ideal para libertar a imaginação dos fabricantes e utilizadores. Vimos alguns exemplos de fabricantes de titânio, mas destacamos a Chiru pela qualidade aparente demonstrada, pelo menos na nossa opinião. Além disso, é uma marca muito ativa e que tem até três modelos diferentes de gravel no catálogo.

PUB
KTM

Esta X-Root de gravel (entre as bicicletas mais orientadas para competição) da empresa francesa destaca-se por incluir a forqueta, também ela, fabricada neste precioso metal. Os acabamentos são de alta qualidade, assim como os componentes, com destaque para um sistema de transmissão eletrónica da Sram.

Colnago

G3X

Havia uma grande quantidade de bicicletas de gravel no Sea Otter Europe deste ano, e escolher apenas algumas é uma tarefa praticamente impossível. Gostámos desta Colnago G3X pelo detalhe que esta marca exclusiva demonstra nas suas criações, e é preciso falar da combinação de cores que nos cativou num dos modelos (que mostramos aqui abaixo) porque a mistura de “areia” com o vermelho “granada” pareceu-nos simplesmente espetacular, uma combinação que reflete o espírito atual do gravel: elegante e ousado ao mesmo tempo.

Factor

Hanzo

A marca inglesa deixou-nos com uma sensação muito agradável: a qualidade dos acabamentos em cada modelo é irrepreensível, uma afirmação lógica se considerarmos, como nos foi explicado pelos responsáveis da marca, que a Factor é uma das três marcas no mundo que fabrica os seus próprios quadros com a sua própria fibra de carbono.

A Hanzo é o modelo para contrarrelógio e triatlo, com uma leveza incomum tendo em conta o tipo de bicicleta que é. Os componentes Black Inc fabricados pela própria Factor destacam-se, juntamente com a cor em preto do quadro, conferindo-lhe uma aparência de bicicleta artesanal, quase como um protótipo… simplesmente linda!

Lando XC

Em geral, as bicicletas de XC foram ligeiramente postas de lado pelas Glgravel e e-bikes no Sea Otter Europe de 2023, mas esta Lando XC brilhava entre todas essas: é uma bicicleta forjada na competição, com uma decoração exclusiva que incorpora componentes de alta gama.

Dois cursos de amortecedor traseiro disponíveis (100 ou 115 mm) conferem uma grande versatilidade a este modelo, que, segundo os responsáveis, tem um dos quadros mais leves do mercado (2,1 kg, incluindo o amortecedor).

Felt

IA 2.0 FRD

Imponente! Poucos adjetivos nos ocorrem para descrever esta bicicleta de triatlo da Felt. A IA 2.0 FRD é o culminar de inúmeros estudos aerodinâmicos que resultaram numa bicicleta que foge à norma: as linhas retas habituais de outros modelos cedem lugar a formas curvas quase impossíveis…

Como é costume nesta categoria, destacam-se os vários compartimentos que permitem transportar alimentos e líquidos necessários nas longas distâncias do triatlo, bem como outros acessórios como ferramentas, por exemplo.

KTM

Macina Scarp SX

Podes até dizer que é apenas mais uma bicicleta na categoria das e-bikes light que estão na moda… É possível, mas se alguma se destacava era esta Macina Scarp SX. O novo motor Bosch Performance Line SX é o “coração” que está incorporado dentro do exclusivo quadro feito inteiramente em fibra de carbono.

A sua orientação, como a maioria destes modelos light é o trail, como demonstra a sua geometria verdadeiramente compacta e as suspensões de 140 mm à frente e atrás… O acabamento Exonic nas fotos inclui elementos tão exclusivos como a nova transmissão Sram XX AXS.

Megamo

Track R120 Team Edition

A empresa sediada em Girona demostra uma crescente evolução, digna inclusive das grandes marcas. Afinal, nem todas podem lançar novidades (absolutas) ao ritmo da Megamo. As mais recentes adições incluem a nova e-bike de conceção light com motor TQ e quadro em fibra de carbono, como a Native ou a Silk, bem como a gravel com foco na competição. Mais um modelo que denota muita “paixão”.

E temos que admitir que as Track R120 réplicasbda equipa oficial da Megamo, a Buff-Megamo Team, nos deixaram “agarrados” à primeira vista: as suas combinações cromáticas especiais (uma delas exclusiva do Cape Epic) com os melhores componentes do momento não deixam ninguém indiferente…

MMR

Kaizen

Esta bicicleta, que já havíamos visto no Festibike, agradou-nos imenso: ao conversar com os responsáveis, a ideia era “motorizar” a MMR Kenta, pelo que o resultado é uma bicicleta leve, com um aspeto “quase de uma não elétrica”, e com motor Bosch Performance Line SX mais leve e de menor entrega de potência.

Com esta opção podes pedalar da forma que bem entenderes: fazer uma condução quase sem assistência ou dar-lhe um pouco mais de “gás”. A Kaizen tem uma conceção um pouco mais orientada para o trail do que a Kenta: os 140 mm mostram-se mais capazes, expondo claramente o seu foco mais off road.

Orbea

Programa de personalização MyO

Aqui não te trazemos uma bicicleta específica, mas sim as possibilidades que hoje em dia estão disponíveis em termos de personalização. A Orbea não é a única a fazer isto, mas tinha no seu stand dois modelos com cores deste seu programa de personalização MyO que chamavam bastante a atenção…

Por um lado, a Orca Aero, que, embora seja uma bicicleta muito conhecida graças à atualização que acabou de receber para 2024, inclui novas cores e mais opções de personalização através do programa MyO da marca. O modelo que vês nas fotos tem uma combinação retirada desse mesmo programa.

Outra das que se destacava era a Oiz com uma cor “impossível” (mas muito bonita) em fúcsia, o que fazia parecer um modelo novo: realmente muda completamente em comparação às versões de cores mais sóbrias.

Vent Bikes

e-Gravel Frontier

A marca italiana de índole artesanal não estava presente, mas graças a um dos seus fornecedores tivemos a oportunidade de admirar a “jóia” que é a e-Gravel Frontier. Pudemos vê-la no stand da FSA, uma vez que é esta marca que fornece o motor light que fica no cubo da roda traseira (250 W, 42 Nm e bateria de 250 Wh).

Destaca-se nesta Vent o quadro em alumínio com suspensão dupla: a dianteira utiliza uma Suntour GVX com 40 mm de curso. Mas aquilo que salta mais à vista é o sistema de suspensão traseira (TST), um verdadeiro monopivô que comprime um amortecedor Fox Float, e que deixa visível o respetivo ajuste através do tubo superior do quadro.

Deixámos muitos modelos por mencionar (infelizmente), até porque a lista seria interminável… O Sea Otter Europe 2023 agradou-nos imenso e já só pensamos na edição do próximo ano!

Lê também:

Sea Otter Europe já começou

Imagens: GoRide

Também vais gostar destes!