O tão aguardado início de temporada de ciclocrosse de Mathieu van der Poel cada vez mais próximo, com a Alpecin-Deceuninck a quebrar finalmente o silêncio sobre quando os fãs podem esperar o campeão mundial de volta aos crosses.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Embora uma prova específica ainda não tenha sido confirmada, o diretor da equipa, Christoph Roodhooft, ofereceu a atualização pública mais clara até à data — e o período festivo está agora firmemente no radar.

O astro neerlandês ainda não definiu um número para esta temporada de inverno, e a expectativa sobre quando poderá regressar tem crescido, principalmente com o Campeonato do Mundo, a realizar perto de casa, em Hulst.

O seu calendário completo de inverno só será revelado na apresentação oficial do percurso do Mundial, mas Roodhooft deu agora uma pista sobre o período provável para a sua estreia. Falando no último fim de semana, revelou: “Por volta do Natal, vão vê-lo algures”.

Embora a equipa ainda não tenha definido o local exato, a indicação da semana do Natal coincide com o período mais lógico do calendário. A ronda dupla de meados de dezembro em Kortrijk e Namur representa o regresso viável mais cedo, mas as análises dos meios de comunicação belgas sugerem que a abertura mais realista pode ocorrer num dos três eventos de alto nível: Antuérpia a 20 de dezembro, Koksijde a 21 de dezembro ou Hofstade a 22 de dezembro.

Este trio alinharia tanto com o benefício desportivo como com o impacto comercial — a Bélgica continua a ser o maior mercado ao vivo de Van der Poel, os percursos adequam-se ao seu estilo híbrido de potência e técnica, e um regresso na semana do Natal garante a máxima atenção dos adeptos e das transmissões.

A Alpecin-Deceuninck constrói tradicionalmente o bloco de ciclocrosse de Van der Poel em torno das suas ambições nas provas de estrada da primavera, e com as habituais clássicas da Primavera, a sua defesa do título na Paris-Roubaix e outro Tour no horizonte em 2026, cada participação deve servir um propósito de desempenho, em vez de nostalgia.

PUB

A prioridade, como sempre, é atingir o auge para uma data específica: a defesa da camisola arco-íris do ciclocrosse. Van der Poel não foi destaque no início da temporada, assim como o seu principal rival, Wout van Aert, deixando a elite do ciclocrosse sem o seu maior rival para já. Mas com a Roodhooft a confirmar a janela de lançamento festiva, a próxima novidade pode ser aquela que os fãs tanto esperam: o número oficial da prova, o local e o cenário para o seu regresso como campeão do mundo.

Crédito da imagem: UCI_CX/X

Também vais gostar destes!