São estes os novos amortecedores Fox que vão começar a aparecer em bicicletas de várias marcas em breve depois da apresentação oficial de hoje, provavelmente até em modelos de 2024.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Falamos da renovação da gama de amortecedores Fox Factory Float, neste caso para bicicletas de XC, DC e trail, essencialmente, sendo que tanto um como outro modelo podem também ser comprados em separado a pensar no upgrade à suspensão traseira destes tipos de bicicleta.

Bastará visitar uma loja que represente a Fox ou contactar diretamente a Bicimax, distribuidor oficial da marca para Portugal e Espanha.

São dois os amortecedores em causa: o novo Fox Factory Float e Float SL. E o peso é um dos principais atrativos nestes novos componentes de suspensão. O modelo Float, disponível nas versões Factory, Elite e Performance, como já é habitual, tem peso a começar nos 293 gramas, isto na medida 170 x 35.

Já o modelo Float SL, pelo peso, parece mais talhado para bicicletas de BTT na vertante XC: na mesma medida, tem 235 gramas. Ambos são compatíveis com sistemas de bloqueio a partir do guiador.

PUB
Specialized Levo

Precisamente neste Float SL, referido como um amortecedor a ar “ultraleve para XC e maratona”, vem susbtituir o modelo DPS SV. Segundo indica a marca, tem um novo design do pistão e da válvula principal e baseia-se na ação da mola EVOL que já se conhece destas gamas.

Em destaque está a possibilidade de, a partir do referido bloqueio/controlo no guiador, bloquear o amortecedor em três posições: aberto/desbloqueado, médio e firme/bloqueado. “Tal como é necessário para garantir eficiência na pedalada numa bicicleta de XC”, dizem.

Estes novos amortecedores Fox Float SL, sendo os mais leves e compactos entre da gama, custam 749 euros na versão manual e 779 euros na versão com comando remoto no guiador.

Regressando ao modelo Float, também aqui há uma nova válvula e um novo e maior pistão, elementos que “trazem um maior leque de opções na afinação e no controlo do damping”.

PUB
Cube Stereo ONE

“Também desenhado para satisfazer as necessidades dos praticantes de BTT  na vertante trail (que se preocupam com o peso)”, este modelo herda do mais agressivo Floax X a mesma tecnologia hidráulica. Mas sem esquecermos que mostra na balança menso 150 gramas, segundo informações oficiais.

O sistema a ar EVOL está mais robusto e funcional, pelo que indica a Fox, “para que seja possível usar pressões de ar mais baixas e ter uma performance mais linear, melhorando também a tração”.

Há duas posições possíveis de acionar: aberto e firme, sendo que neste modo podemos fazer configurações adicionais. O design favorece o espaço no quadro, o que o torna uma solução também para e-bikes de BTT, à partida. Custa 749 euros vendido em separado.

Ambos os amortecedores Fox da nova linha Float chegam às lojas em Julho próximo.

Mais info:

Lê também:

Namedsport junta-se à família Bicimax em Portugal

PUB
Riese & Müller Multitinker

Também vais gostar destes!