António Morgado arrancou a temporada de 2026 em bom estilo, ao conquistar o oitavo lugar na Clássica Camp de Morvedre, primeira prova de estrada do calendário europeu, vencida pelo italiano Christian Scaroni, da XDS Astana.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Único português em competição, Morgado, da UAE Emirates, terminou a corrida num grupo perseguidor de 13 ciclistas, a 1.08 minutos do vencedor, mostrando resistência nas subidas mais duras e qualidade no sprint final do minipelotão. Apesar da presença da equipa portuguesa Anicolor-Campicarn, o jovem de 21 anos destacou-se como melhor lusitano em prova.

A segunda edição da clássica espanhola teve 163,4 quilómetros, com partida e chegada em Estivella, na Comunidade Valenciana. A corrida foi decidida na terceira passagem pelo Alto del Garbí (5 km a 9%), a cerca de 20 km da meta, onde um grupo de trepadores – Scaroni, o colombiano Diego Pescador (Movistar) e o italiano Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) – ganhou vantagem decisiva. Scaroni acabou por vencer ao sprint, com Pescador e Tiberi a completarem o pódio, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Morgado integrou o grupo seguinte e foi terceiro no sprint final do minipelotão, atrás do italiano Diego Ulissi, destacando-se como o melhor da sua equipa.

A Anicolor-Campicarn, sem ciclistas portugueses no alinhamento, teve no canadiano Carson Miles o melhor representante, que terminou na 44.ª posição, a 4.55 minutos do vencedor.

Crédito da imagem: UAE Team Emirates/X

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Também vais gostar destes!