Dois momentos emotivos no Campeonato Nacional de Ciclocrosse. Ana Santos regressou recentemente à competição depois de uma longa paragem e sagrou-se tricampeã nacional. Já Roberto Ferreira conquistou finalmente um título que tanto ambicionava.

PUB
Giant TCR 2024

Foram vários meses de ausência por motivos de saúde. Ana Santos voltou às competições há pouco mais de uma semana, numa prova regional. Serviu para aquecer (e bem) para os Nacionais que se disputaram este domingo em Vouzela.

A corredora X-Sauce Factory Team bateu Joana Monteiro. A atleta da Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde dominou por completo a temporada da Taça de Portugal, vencendo confortavelmente todas as provas. Porém, não conseguiu acompanhar Ana Santos, que terminou com 1:44 minutos de vantagem. A fechar o pódio ficou Isabel Caetano, que cortou a meta a oito minutos da campeã.

A prova masculina foi mais emotiva. Mário Costa Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde conquistou novamente a Taça de Portugal e procurava mais um título nacional, o quinto. Porém Roberto Ferreira tinha outras ideias.

O ciclista da Guilhabreu MTB já havia mostrado uma subida forma no encerramento da Taça de Portugal e chegou a Vouzela com plenas intenções de se sagrar campeão nacional. E assim foi. Mário Costa ficou a 39 segundos, com o pódio a ficar completo com Francisco Campos, a 2:17 minutos. Este corredor assinou recentemente pela W52-FC Porto, agora uma equipa sub-23 (clube).

PUB
Prototype

“A prova teve um ambiente top, senti o público a viver a corrida intensamente. É um orgulho competir com um ambiente assim. Ambicionava este título na categoria de elite que foi fugindo algumas vezes por azares”, escreveu Roberto Ferreira na sua página de Facebook.

Campeões nacionais de todas as categorias

  • Elite: Ana Santos (X-Sauce Factory Team) e Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB)
  • Sub-23: Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB) e Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car)
  • Juniores: Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube)
  • Cadetes: Margarida Vasconcelos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e Diogo Pinguinha (BTT Loulé/Elevis)
  • Juvenis: Inês Fonseca (Águias Alpiarça/Triumtérmica) e Afonso Silva (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact)
  • Masters 30: Nádia Mendes (BTT Gardunha/Fundão/Create) e Augusto Midão (Rompe Trilhos(Ajpcar)
  • Masters 40: Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) e Rogério Matos (Rompe Trilhos(Ajpcar)
  • Masters 50: Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) e António Passos (Rompe Trilhos(Ajpcar)
  • Masters 60: Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova)

Também vais gostar destes!