A quinta e última etapa do AlUla Tour, este sábado, foi decisiva para a classificação da edição de 2024 desta prova ex-Saudi Tour. E o vencedor foi o principal favorito, Simon Yates!

PUB
Specialized Levo

A corrida definiu-se em Harrat Uwayrid, uma terrível subida de 2,8 quilómetros com inclinação média de 12,5%, onde quatro homens cruzaram juntos o cume, localizado a 8 quilómetros da chegada.

Foram eles: Finn Fisher-Black e Rafal Majka (UAE Emirates), William Junior Lecerf (Soudal Quick-Step) e Simon Yates (Jayco AlUla). O quarteto resistiu aos perseguidores e foi no sprint que mediram forças, no final dos 150,2 quilómetros de corrida. Então, o mais rápido foi o britânico da Jayco AlUla, que carregou nos pedais a mais de 200 metros da linha e aguentou até à meta na dianteira.

PUB
Specialized Levo

PUB
Prototype

Simon Yates terminou à frente do belga William Junior Lecerf e do neozelandês Finn Fisher-Black, com o companheiro de equipa deste último, Rafal Majka, em quarto lugar depois de trabalhar na final em prol de Fisher-Black.

Outro quarteto cruzou a linha cinco segundos depois. O francês Pierre Latour (TotalEnergies) impôs-se também em sprint, mas teve de contentar-se com a quinta posição.

Rui Oliveira (UAE Emirates) fez uma boa subida e terminou em 38.º na etapa, a 1.26 minutos de Yates. O seu irmão gémeo Ivo foi 69.º, a 3.22 minutos.

Na geral, Rui é 20.º a 1.46 minutos do líder, e Ivo 84.º a 14.15 m.

PUB
KTM E-Bikes BTT

Os 10 segundos de bónus embolsados,​ ​pela vitória na etapa final, por Simon Yates permitiram-lhe também vencer a classificação geral, sucedendo a Ruben Guerreiro (Movistar).

O vencedor da Volta a Espanha 2018 foi acompanhado no pódio final por William Junior Lecerf e Finn Fisher-Black, ordem idêntica à desta 5.ª etapa. Praticamente com o mesmo tempo de Pierre Latour na chegada ao Skyviews de Harrat Uwayrid, os italianos Matteo Sobrero (BORA-hansgrohe) e Gianluca Brambilla (Q36.5) completaram o top 5 desta 4ª edição do AlUla Tour.

Classificações:


Créditos da imagem: Twitter AlUla Tour – https://twitter.com/thealulatour/status/1753768495987191821/photo/1

Também vais gostar destes!