Depois da Oceânia e da Europa, a temporada começou também no Médio Oriente, com o AlUla Tour, que arrancou esta terça-feira na Arábia Saudita. A primeira etapa, no circuito da AlUla Camel Cup, ficou marcada por ventos cruzados e por um emocionante sprint final ganho por Jonathan Milan.

PUB

O italiano do Lidl-Trek superou Milan Fretin (Cofidis) e Matteo Moschetti (Pinarello Q36.5) numa ventosa chegada no meio do deserto.

Afonso Eulálio (Bahrain) terminou no pelotão, na 19.ª posição, a 11 segundos do vencedor.

O início da corrida foi tranquilo, com uma fuga a vingar, mas a meio a tensão aumentou quando várias equipas tentaram chegar à frente, provocando quedas. Entres estas a do candidato à vitória na geral, Jan Christen (UAE Emirates XRG).

PUB
Cube Litening Air

A corrida ganhou então vida. Lidl-Trek, Cofidis, Soudal Quick-Step e Picnic PostNL formaram um grupo de 18 ciclistas, incluindo Jonathan Milan (Lidl-Trek), Milan Fretin (Cofidis), Laurenz Rex (Soudal Quick-Step), Fabio Jakobsen (Picnic PostNL), Matteo Moschetti (Pinarello Q36.5) e Fernando Gaviria (Caja Rural-Seguros RGA), que abriram uma vantagem de mais de trinta segundos.

Atrás, a UAE e a Jayco AlUla tentaram reagir, mas sem sucesso, tanto mais que outra queda de Christen a 16 km da meta comprometeu definitivamente a perseguição, embora o suíço ainda tenha conseguido regressar ao pelotão.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Na frente, os velocistas disputaram a vitória. Apesar de um ataque tardio de Timo de Jong (Picnic PostNL), Jonathan Milan venceu o sprint, impondo-se claramente como o mais forte.

Classificações

Crédito da imagem: Alula Tour – A.S.O. / chalylopezph https://x.com/thealulatour/status/2016149751880704456/photo/1

Também vais gostar destes!