A revolução que durante meses parecia apenas um conjunto de protótipos dispersos ganhou forma: a Stoll apresentou oficialmente a P32, aquela que poderá mesmo ser a primeira bicicleta de BTT com roda 32” produzida em série.

PUB
Equipamentos GSG

Pouco tempo depois de a UCI confirmar que este novo diâmetro de roda está autorizado nas competições internacionais, eis que este modelo de XC surge como disponível no site desta marca alemã.

A Stoll P32 chega com quadro em carbono, curso de suspensão de 100 ou 120 mm e um total de quatro montagens, todas elas preparadas para explorar as vantagens destas rodas maiores, à partida.

As primeiras unidades em tamanho M começam a ser entregues em abril de 2026, com a L prevista para junho. A marca estuda ainda a viabilidade de uma eventual versão em tamanho S, algo condicionado pelo enorme diâmetro das rodas.

O que muda com as rodas de 32’’?

A Stoll defende que o aumento do diâmetro (cerca de 7 cm maior que uma roda 29’’? traz ganhos mensuráveis em eficiência e estabilidade, sobretudo para quem compete ou procura máximo rendimento. Entre os argumentos apresentados contam-se:

  • menor perda de velocidade em terreno solto
  • ângulo de ataque mais favorável em zonas técnicas
  • redução do rebote e da fadiga
  • sensação de bicicleta mais integrada e estável a alta velocidade

O projeto foi desenvolvido em colaboração com a BikeAhead, onde será feito o fabrico dos quadros a partir de 2026.

A marca não revela ainda toda a geometria, mas divulgou algumas medidas para M e L, apontando para bicicletas destinadas a ciclistas entre 170 e 192 cm.

PUB
Equipamentos GSG

A Stoll P32 recorre a um sistema de suspensão traseira monopivô, atualizado para lidar com as maiores forças laterais provocadas pelas rodas de 32’’ e mantendo a reatividade esperada num quadro de competição, garante esta marca.

Geometria (dados comunicados):

  • Tamanho M: Reach 468 mm, tubo superior 630 mm, tubo de selim 475 mm
  • Tamanho L: Reach 500 mm, tubo superior 660 mm, tubo de selim 495 mm

Stoll P32 DAILY

Suspensão: Intend 32 (100–120 mm)
Amortecedor: RockShox ou Fox (100-120 mm)
Transmissão: SRAM Eagle GX AXS
Rodas: alumínio 30 mm
Travões: Shimano XT 8200
Guiador: Bike Ahead «the flatbar»
Espigão: BikeYoke Divine
Selim: Selle Italia SLR Carbon
Pneus: Maxxis Aspen 32 × 2.40
Peso: aprox. 12,3 kg
Preço: 9.025 euros, aprox.

Stoll P32 PERFORMANCE

Suspensão: Intend 32 (100–120 mm)
Amortecedor: RockShox ou Fox (100–120 mm)
Transmissão: SRAM Eagle XX Transmission AXS
Rodas: Duke Lucky Jack 32 / buchas DT Swiss 240
Travões: Shimano XTR 9200
Cockpit: Bike Ahead «theUnit» (cockpit integrado)
Espigão: BikeYoke Divine
Selim: Selle Italia SLR Carbon
Pneus: Maxxis Aspen 32 × 2.40
Peso: aprox. 11,6 kg
Preço: 10.450 euros, aprox.

Stoll P32 EUROPEAN

Suspensão: Intend 32 (100–120 mm)
Amortecedor: Intend (100–120 mm)
Transmissão: SRAM Eagle XX SL Transmission AXS
Rodas: BikeAhead Biturbo RS 32
Travões: Shimano XTR 9200
Cockpit: Bike Ahead «theUnit» integrado
Espigão: RockShox Reverb AXS 125 mm
Selim: Selle Italia SLR Carbon
Pneus: Maxxis Aspen 32 × 2.40
Peso: aprox. 11,3 kg
Preço: 13.300 euros, aprox.

PUB
Cube Litening Air

Stoll P32 LIGHTWEIGHT

Suspensão: Intend 32 (100–120 mm)
Amortecedor: RockShox ou Fox (100–120 mm)
Transmissão: SRAM Eagle XX SL Transmission AXS
Rodas: Pirope Duke Lucky Jack 32
Travões: Trickstuff Piccola HD
Cockpit: Bike Ahead «theUnit» integrado
Espigão: BikeYoke Divine S
Selim: Selle Italia SLR Carbon
Pneus: Maxxis Aspen 32 × 2.40
Peso: aprox. 10,9 kg
Preço: 12.350 euros, aprox.


Mais informações:
www.stoll-bikes.com
Crédito das imagens:
Stoll

Também vais gostar destes!