A Shimano tem apresentado muitas novidades ultimamente. A nova transmissão eletrónica XT Di2, o novo motor EP6, a atualização do EP8, a transmissão CUES Di2, mais virada para as bicicletas urbanas. Agora, há outra novidade: um ABS para e-bikes!

PUB
Giant TCR 2024

O fabricante japonês inventou um sistema antibloqueio para os travões de bicicleta do tipo cargo (e também para outros modelos urbanos), todas elas com assistência elétrica. Esta tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Blubrake e utilizando como base os sistemas de travagem mais conhecidos da Shimano.

E o melhor deste trabalho conjunto é que a Blubrake aplica aqui os seus conhecimentos ao nível de sistemas ABS, enquanto a Shimano entra não só com os referidos travões mas também com os produtos que tem ao nível das bicicletas elétricas. Integração total.

Existe um sensor de velocidade na roda da frente, sendo que, no travão dianteiro, o disco está incorporado naquilo a que a Blubrake chama de Phonic Wheel, o componente que fornece informação ao sensor. Este monitoriza constantemente a velocidade da roda.

Este fluxo de dados combina também com o que é recolhido por sensores de aceleração (ou movimento) que estão na unidade de controlo eletrónico do ABS, isto para ir calculando a dinâmica da bicicleta a cada momento.

PUB
Giant TCR 2024

blubrake image

Este novo sistema de travagem com ABS da Shimano, destinado a e-bikes apenas, para já, possibilita que a força da travagem seja progressiva e controlada: podem ser evitadas situações de derrapagem dos pneus ou movimentos causados por travagens mais bruscas. Nas bicicleta de carga, em cidade, este processo pode ser decisivo para evitar acidentes!

Contudo, a marca explica que este sistema poderá ser adaptados a qualquer bicicleta elétrica que circula na cidade, que é o principal habitat que precisa de mais segurança ao nível das travagens, à partida.

Mais info:

PUB
Nova Trek Supercaliber

Também vais gostar destes!