Há no YouTube vídeos de bicicletas para todos os gostos: há os informativos, os de entretenimento, os que nos mostram paisagens brutais, os que nos apresentam ciclistas a fazerem coisas espetaculares e depois há aqueles que são mais “educativos”, que ensinam a fazer algo. Este que está acima está neste grupo último e mostra uma coisa muito particular: a montagem de uma bicicleta Commençal Meta TR 29 componente a componente e num formato tipo timelapse.

PUB
Mondraker Raze

E isto porque se trata do esforço conjunto de um diretor de fotografia e de um mecânico de bicicletas. “O diretor de fotografia do canal de YouTube Beta MTB, Anthony Smith, optou por montar esta obra prima com um acabamento muito polido e que representa perfeitamente uma bicicleta deste calibre”, refere a própria Commençal. “Parece que levou uma camada de platina!”.

A Commençal Meta TR em questão aparece aqui sem qualquer autocolante ou gravação da marca, e sem acessórios e componentes desnecessários. Vê-se perfeitamente o alumínio polido do quadro, juntamente com partes também elas aprimoradas do ponto de vista estético, tudo culminando num processo de montagem que parece “automatizado”.

É esse o trabalho de Ryan Palmer, o mecânico de bicicletas também envolvido nesta produção, dono da mesa de montagem bem arrumada e organizada que podemos ver nas imagens. “Se utilizamos uma chave de 4 mm, a seguir é importante voltar a colocá-la no sítio”, explica, meticuloso.

Se há algo que ele nos quer mostrar no vídeo é que em qualquer trabalho na bicicleta é preciso estarmos bem preparados e sermos extremadamente cuidadosos. Não ter por perto o material necessário, por exemplo, faz-nos perder tempo e energia… As ferramentas têm de estar identificadas e ali à mão, sempre em bom estado…

PUB
Expander Cross

Na hora de trabalhar, é importante fazer as coisas com calma, sem pressas, pois tratar do assunto com pouco tempo disponível fará com que tenhamos de fazer tudo de novo, na maior parte das vezes.

O quadro da Commençal Meta TR 29

Quem quiser replicar o que vê neste vídeo vai precisar do quadro desta bicicleta, que a marca de Andorra disponibiliza em separado e no mesmo acabamento polido que vemos nas imagens. É o modelo de 2021, sendo que o de 2022 difere apenas nas cores à escolha.

Mais info:

PUB
Orbea Rier Connect

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

GoRide Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

Também vais gostar destes!

Mais em Bikes