Sem tirar qualquer mérito a Tadej Pogacar, que neste momento trava uma “batalha” espetacular com Jonas Vingegaard no Tour de France 2022, e também sem tirar o mesmo mérito a qualquer outros ciclista do World Tour (que são verdadeiras máquinas), digamos que as bicicletas também desempenham um papel determinante em qualquer corrida de ciclismo…

PUB
KTM

No caso de Pogacar, é compreensível que a marca que “serve” a equipa lhe disponibilize as melhores entre as melhores bicicletas. Para o contrarrelógio, assim, a marca italiana, mete-lhe nas mãos a Colnago TT1, que é a primeira bicicleta da Colnago para contrarrelógio com travões de disco.

Este é um modelo que (ainda) não está disponível para os “comuns mortais”, mas que brilha nas mãos do esloveno (e dos integrantes da UAE). Segundo a marca, este modelo está ainda em fase de desenvolvimento (a participação na competição foi autorizada pela UCI) e, se tudo correr como esperado, deverá estar disponível para venda já no próximo outono.

A bicicleta, um prodígio da aerodinâmica, apresenta linhas massivas que imprimem um grande comportamento no contrarrelógio, minimizando qualquer resistência indesejada…

Tadej Pogacar na prova de contrarrelógio do Tour de França.

A 1ª etapa, disputada no dia 1 de julho, foi um pouco mais lenta do que era esperado devido à chuva que se fez sentir. No entanto, Pogacar mostrou-se contente com a sua prestação: “foi um excelente contrarrelógio de abertura para este Tour de França: mesmo com as condições climatéricas a não serem as melhores, a multidão estava emocionante e encorajou-me a dar tudo, enquanto desfrutava do dia ao mesmo tempo”, referiu o atleta.

PUB
TrekFest 2024

Acrescentou ainda que “algumas curvas poderiam ter sido arriscadas, mas não quis arriscar nelas, conseguindo mesmo assim uma boa atuação devido à boa condição física em que me senti. Foi um bom resultado também na classificação geral”.

A Colnago TT1 de Pogacar foi desenvolvida no túnel de vento da Universidade Politécnica de Milão.

A Colnago desenvolveu em colaboração com a Elite a grade de bidon a utilizar, bem como um kit de bidons que encaixa na parte inferior do triângulo do quadro, permitindo suavizar o fluxo de ar em redor do mesmo.

PUB
TrekFest 2024

Como habitual fornecedora da equipa, a Campagnolo instalou nesta bicicleta as suas rodas mais aerodinâmicas: na frente, a nova Bora Ultra WTO com 80 mm de perfi; atrás, a roda Bora Ultra WTO TT ( fabricada em fibra de carbono com a tecnologia Spread Tow). Outro detalhe, devido a ser novidade, são os comandos no guiador, tanto dos travões como das mudanças, tudo da gama Bar End da série Super Record EPS da Campagnolo.

Mais info: www.uaeteamemirates.com


Fotos: Campagnolo / UAE Emirates / Tour de França

Também vais gostar destes!