Woom Wow: nova bicicleta de equilíbrio para ciclistas (ainda) mais jovens! [com vídeo] 27 de Outubro, 2025
Nova Wilier Filante SLR ID.2 criada com a ajuda da equipa Groupama–FDJ [com vídeo] 24 de Outubro, 2025
5 coisas de que estamos a gostar na nova Specialized Diverge 4 Expert AXS [com vídeos] 9 de Setembro, 2025
Partilha!X A UCI conseguiu um novo local para os Mundiais de estrada, mas será uma edição em versão reduzida. Imola irá receber apenas a categoria de elite, entre 24 e 27 de Setembro, para decidir os campeões de 2020 em contra-relógio e na prova de fundo, em feminino e masculino. Além de salvar uma parte desta importante competição, o organismo garantiu ainda um percurso com dificuldade idêntica ao originalmente previsto para Aigle-Martigny, na Suíça.PUB As restrições em vigor devido à pandemia, forçaram o cancelamento, depois da organização ter anunciado que iria ser possível, acabando com alguns rumores que já se procurava uma alternativa. Porém, com o governo helvético a manter restrições, como o número limite de aglomerados a não poder ser superior a mil, não houve alternativa senão anular os Mundiais. Não havia um plano B, o que levou a UCI a ter de procurar uma solução num curto espaço de tempo. Itália até chegou a ser apontada como hipótese, mas os responsáveis da federação disseram que não. A saúde financeira deste organismo não é a melhor. França pareceu estar na pole-position e ainda na semana passada organizou os Europeus, que estavam previstos para Itália (em Trentino). No entanto, a situação da pandemia em Itália é neste momento melhor do que a realidade francesa e a região de Emilia-Romagna, no norte do país, mostrou disponibilidade para receber esta versão reduzida dos Mundiais. Falar-se de pole-position tem razão de ser. No centro das atenções estarão o conhecido autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola. É visto como uma excelente solução para os necessários cuidados com o distanciamento. As boxes mais habituadas a motores, vão albergar as selecções. Também evita assim mais facilmente o contacto com adeptos, enquanto as restantes condições do autódromo vão poder receber comissários e jornalistas, com a segurança que estes tempos que vivemos se exige. Não é a primeira vez que Imola irá decidir um campeão do mundo. Em 1968, o italiano Vittorio Adorni e a holandesa Keetie van Oosten-Hage conquistaram os títulos de fundo naquela cidade. Para a UCI é importante conseguir colocar os Mundiais na estrada, mesmo que seja apenas para a elite. Com quase 70% do calendário cancelado em todas as vertentes, só com os Mundiais, o organismo poderá arrecadar, segundo o Cyclingnews, entre três a quatro milhões. Ainda assim abaixo dos pelo menos sete milhões que os Mundiais podem custar ao organizador em situação normal.PUB O percurso A UCI explica que apesar da corrida começar e terminar no autódromo, o percurso será bastante exigente. Na prova masculina, os ciclistas terão pela frente cinco mil de acumulado, em 259,2 quilómetros. A feminina será de 144 quilómetros, com 2750 metros de ascensão no total. O circuito será o mesmo para ambos os pelotões, com os homens a dar nove voltas e as mulheres cinco. Haverá duas difíceis subidas com pendentes que rondam os 10%, mas com máximos a atingir os 14%. Quanto ao contra-relógio, esse será maioritariamente plano. Serão 32 quilómetros, apenas com 200 metros de acumulado. Mads Pedersen (Trek-Segafredo) – na fotografia -, Rohan Dennis (Ineos Grenadiers), Annemiek van Vleuten (Mitchelton-Scott) e Chloe Dygert-Owen vão ter de lutar para manter as camisolas (e este não é percurso para Pedersen). Já os campeões de sub-23 e júniores vão ficar os equipamentos arco-íris até 2021, como acontece nas outras vertentes, em que os Mundiais foram cancelados este ano. Calendário:PUB 24 de Setembro (quinta-feira): Contra-relógio individual feminino 25 de Setembro (sexta-feira): Contra-relógio individual masculino 26 de Setembro (sábado): Corrida de fundo feminina 27 de Setembro (domingo): Corrida de fundo masculina
| Destaque Primoz Roglic: “Gostaria de vencer a Vuelta pela quinta vez” Esloveno refletiu sobre alguns temas da sua atualidade e lançou um próximo ano Há 24 minutos
| Destaque Livro de Cavendish acende polémica com Lefevere Cavendish diz que merecia um salário melhor do que os 500 mil euros (a rondar os 750 mil euros), dados os seus resultados. ... Há 4 horas
| Destaque Bicimax distribui TRP e Tektro em Portugal Duas marcas ‘irmãs’ de travões, transmissões e outros produtos que são agora representadas pela Bicimax no mercado ibérico. Há 6 horas
| Destaque Beers e Dubau-Prevot fazem história no Gravel Burn 2025 [com vídeos] Ao fim de sete dias e 800 km, sul-africano da Specialized confirma vitória final no Gravel Burn. Tom Pidcock ficou na posição 26, ... Há 22 horas
| Destaque Movistar reage à suspensão de Lazkano por doping A Abarca Sports, empresa que detém a equipa Movistar, afirma que desconhecia qualquer irregularidade com o corredor durante o período em que este ... Há 1 dia
Woom Wow: nova bicicleta de equilíbrio para ciclistas (ainda) mais jovens! [com vídeo] 27 de Outubro, 2025
Nova Wilier Filante SLR ID.2 criada com a ajuda da equipa Groupama–FDJ [com vídeo] 24 de Outubro, 2025
5 coisas de que estamos a gostar na nova Specialized Diverge 4 Expert AXS [com vídeos] 9 de Setembro, 2025