O BTT regressou este domingo e logo com um título nacional em disputa. A prova escolhida para a retoma do calendário desta vertente foi o XCE (Cross Country Eliminator – Eliminação BTT), que não tem grande tradição em Portugal, mas deu o mote para o resto de uma temporada, curta, mas que ninguém quer desaproveitar para conquistar umas vitórias. Foi o caso de Roberto Ferreira e de Raquel Queirós, ambos da Guilhabreu BTT, que se sagraram-se campeões de XCE.
A prova teve lugar na pista permanente de Tamengos, Anadia, e a derradeira corrida realizou-se ao final da tarde, com um duelo emocionante entre Roberto Ferreira e Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde). Bruno Silva (Clube BTT de Matosinhos) garantiu a terceira posição.
Na prova feminina, destacaram-se as corredoras de nova geração. Raquel Queirós venceu perante a concorrência de Ana Santos (Patocycles/Eyres by Shamir), ciclista ainda em idade júnior. Joana Monteiro (Axpo/FirstBikeTeam/Vila do Conde) fechou o pódio.

© Federação Portuguesa de Ciclismo
Restantes escalões
Nos juniores masculinos, Diogo Neves (BTT Loulé/Elevis) até foi batido na qualificação por Tomás Frazão (Róódinhas/Santos Silva), mas na decisão final, acabou por vencer o título nacional. Vasco Cunha (BTT Matosinhos) foi terceiro.
Rafaela Ramalho (Irmãos Moreiras/ACDRREBORBTT) foi exemplar entre as juniores femininas, sendo a mais forte no apuramento e na final. Margarida Cortes (BTT Loulé/Elevis) foi a segunda classificada e Sofia Gomes (BTT Seia) a terceira. Os campeões nacionais de cadetes foram Daniel Lima (BTT Loulé/Elevis) e Mariana Líbano (Maiatos).
Nas categorias de veteranos venceram o master 30 Diogo Afonso (Núcleo do Sporting de Vila Real de Santo António), o master 40 Miguel Ribeiro (Póvoa de Varzim/CDC Navais), o master 50 Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova) e a master feminina Raquel Marques (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).
Podes ver neste link da Federação Portuguesa de Ciclismo as classificações completas.
O que é o XCE?
XCE quer dizer, em inglês, Cross Country Eliminator. Em português podemos traduzir por Eliminação em BTT.
Ao contrário da eliminação em pista, não se trata de uma corrida em pelotão. O XCE arranca com um contrarrelógio individual de uma volta à pista. Quem fizer os melhores tempos em cada uma das categorias etárias e em cada um dos géneros passa à fase seguinte.
Em Anadia, na qualificação, apuraram-se os oito mais rápidos em cada categoria etária e género. Os oito melhores da qualificação foram distribuídos por duas séries de quatro corredores. Em cada uma destas sérias apuraram-se dois ciclistas para uma final a quatro que determinou as quatro primeiras posições.
Calendário BTT
- 12 e 13 de setembro: Qualificações Inter-Regionais para o Campeonato Nacional XCO
- 20 de setembro: Campeonato Nacional de DHI
- 27 de setembro: Campeonato Nacional de XCO
- 11 de outubro: Campeonato Nacional de XCM
- 25 de outubro: Campeonato Nacional de Enduro
- 29 de outubro a 1 de Novembro: Taça do Mundo de DHI



