Foi o regresso das grandes competições mundiais no BTT, depois de cerca de 60% do calendário ter sido cancelado. E foi um regresso com vitórias de ciclistas que estão tão mais do que habituados a ganhar nos grandes palcos. Nino Schurter e Annika Langvad – que somam títulos mundiais – conquistaram a Swiss Epic, numa corrida em que com os respetivos companheiros de equipa dominaram no setor masculino e feminino.
Com os atletas a terem algumas dúvidas quanto à sua forma depois do confinamento, tanto a dupla da Scott-SRAM (Schurter e Lars Forster) e a da Specialized Racing (Langvad e Haley Batten) dominaram a prova de cinco etapas muito duras, que decorreu até sábado passado.
“A semana toda foi quase perfeita. Não tivemos problemas mecânicos ou furos e garantimos quatro vitórias de etapas”, salientou Schurter, citado pelo VeloNews. “Admito que ao vir para a corrida havia a dúvida de como o Lars e eu iríamos subir aquelas montanhas. Tendo respondido a essas dúvidas, estou muito feliz com as vitórias de etapa e a classificação geral”, acrescentou, referindo como foi uma “vitória bonita”.

Swiss Epic/© Michael Chiaretta
A dupla da Trek-Pirelli 1 (Fabian Rabensteiner e Samuele Porro) foi aquela que ainda tentou dar luta à da Scott-SRAM, mas a segunda etapa correu muito mal e no final foram 10:32 minutos que separaram primeira e segunda classificada. A fechar o pódio ficaram Kristian Hynek e Martin Stosek, da Future Cycling Northwave.
No feminino foi domínio total, mas com um pequeno susto a terminar

Swiss Epic/© Andreas Lörcher
Se no masculino a prestação dos vencedores foi dominadora, o que dizer sobre a corrida feminina! Annika Langvad e Haley Batten ganharam as cinco etapas da Swiss Epic e deixaram a concorrência a 38:19 minutos. Stefanie Dohrn e Elisabeth Brandau, da Centurion Vaude Radon, ficaram em segundo, com a dupla da Andermatt Spur (Ariane Lüthi & Alice Pirard) a fechar o pódio, mas já a 45:27 minutos de Langvad e Batten.
No entanto, foi a equipa Andermatt Spur que ainda ameaçou a prova perfeita de Specialized Racing, mas sem conseguir o desejado triunfo na etapa. “Estou muito orgulhosa da nossa performance. Corremos de uma forma muito inteligente. Trabalhámos para tirar o maior proveito da força das duas, portanto é recompensador quando conseguimos bons resultados”, realçou Langvad.
Ainda assim, os dois furos no último dia, no sábado, recordou às atletas que, apesar do domínio, a vitória só estaria garantida quando cortassem a meta. Langvad admitiu que sábado acabou por ser um pouco mais stressante.
Aqui ficam algumas fotografias desta espetacular prova. Podes consultar todos os resultados neste link do site oficial da prova.
- Swiss Epic/©️ Marius Holler
- Swiss Epic/©️ Marius Holler
- Swiss Epic/©️ Marius Holler
- Swiss Epic/©️ Marius Holler
- Swiss Epic/©️ Marius Holler
- Swiss Epic/©️ Marius Holler
- Swiss Epic/©️ Marius Holler
- Swiss Epic/©️ Marius Holler
- Swiss Epic/©️ Marius Holler
- Swiss Epic/© Michael Chiaretta
- Swiss Epic/© Andreas Lörcher
- Swiss Epic/© Michael Chiaretta
- Swiss Epic/© Andreas Lörcher
- Swiss Epic/© Andreas Lörcher
- Swiss Epic/©️ Marius Holler


















