Charlie Aldridge venceu a última prova masculina Taça Mundo XCO 2026, em Lake Placid, nos EUA, depois de bater Filippo Colombo num sprint decidido praticamente sobre a linha de meta.
Luca Martin terminou quinto e confirmou a vitória final na classificação geral.
O fim de semana começou com triunfo de Martin Vidaurre no XCC, disputado sob chuva e num percurso muito escorregadio, enquanto Luca Martin assegurou também a classificação geral do XCC.
Lake Placid encerrou assim a temporada masculina com quatro resultados fortes: Vidaurre venceu o XCC, Aldridge ganhou o XCO, Luca Martin conquistou as duas gerais e Filippo Colombo colocou a Scott Spark de 32 polegadas no pódio nas duas provas.
A última corrida de XCO teve nove voltas e foi disputada num percurso rápido, técnico e muito diferente das condições de lama encontradas no XCC do dia anterior.
Filippo Colombo entrou forte na corrida e foi um dos primeiros a aumentar o ritmo, mas a fase inicial manteve um grupo numeroso na frente.
No final da primeira volta ainda havia 16 corredores separados por poucos segundos, entre eles Aldridge, Martin Vidaurre, Fabio Püntener, Luca Martin, Simone Avondetto, Mathis Guay e Colombo.
Vidaurre passou depois pela frente, enquanto Colombo e Püntener começaram a assumir maior protagonismo com os protótipos Scott de 32 polegadas.
A meio da corrida, a seleção já tinha reduzido significativamente o grupo da frente.
Colombo tentou endurecer novamente a prova e lançou um ataque que obrigou os principais candidatos a responder.
Aldridge também tentou criar diferenças, mas nenhuma movimentação conseguiu afastar definitivamente um dos candidatos.
À entrada para a fase decisiva, sete corredores continuavam separados por apenas alguns segundos.
Colombo ataca, Aldridge responde e tudo termina ao sprint
Na última volta, a corrida entrou definitivamente numa sequência de ataques.
Colombo conseguiu passar para a frente numa das zonas técnicas e entrou no rock garden na liderança.
Aldridge respondeu escolhendo uma trajetória alternativa, recuperou a primeira posição antes da secção final e lançou um sprint longo em direção à meta.
Colombo conseguiu colocar-se praticamente ao lado do britânico na reta final, mas Aldridge manteve uma vantagem mínima até à linha.
Os dois terminaram com o mesmo tempo de 1h23m21s.
Martin Vidaurre foi terceiro, apenas um segundo depois, enquanto Cole Punchard terminou quarto a sete segundos.
Luca Martin fechou o top 5 a 20 segundos.
Para Aldridge foi a segunda vitória da carreira numa Taça do Mundo de XCO.
Luca Martin fecha temporada como vencedor da geral
Luca Martin já chegou à última corrida numa posição praticamente definida na luta pela Taça do Mundo.
Adrien Boichis, segundo classificado, não participou nas últimas rondas norte-americanas devido aos seus compromissos com o ciclismo de estrada.
Martin terminou a corrida de Lake Placid em quinto e encerrou a temporada com 380 pontos de vantagem sobre Boichis.
Martin Vidaurre subiu ao terceiro lugar da classificação final depois de um final de temporada particularmente forte.
O resultado teve ainda um significado especial para a Cannondale Factory Racing, que disputou em Lake Placid a sua última prova antes do encerramento da equipa.
Aldridge ganhou a corrida e Martin terminou a época como vencedor das duas classificações de elite masculinas, XCO e XCC.
Vidaurre ganha primeiro XCC da carreira na Taça do Mundo
O XCC de sexta-feira foi disputado em condições completamente diferentes.
Chuva e lama tornaram o circuito escorregadio e aumentaram a importância da escolha de trajetórias.
Luca Schwarzbauer assumiu grande parte do trabalho na frente e começou desde cedo a impor um ritmo elevado.
Charlie Aldridge e Martin Vidaurre juntaram-se ao alemão, enquanto Luca Martin optou por uma abordagem mais controlada depois de entrar na prova com a classificação geral praticamente resolvida.
A corrida começou a partir quando Schwarzbauer voltou a acelerar.
Vidaurre foi o único capaz de acompanhar imediatamente e os dois abriram uma diferença clara para os perseguidores.
Vidaurre decide na última volta
Já com a vitória limitada praticamente a dois corredores, Vidaurre atacou novamente no início da última volta.
Schwarzbauer não conseguiu responder.
O chileno manteve a vantagem até à meta e venceu em 21m04s, conquistando a primeira vitória da carreira numa prova da Taça do Mundo de XCC.
Schwarzbauer terminou segundo, a quatro segundos.
Filippo Colombo completou o pódio sete segundos depois do vencedor, à frente de Luca Martin e Fabio Püntener.
Vidaurre confirmou assim o excelente momento depois de ter ganho o XCO de Soldier Hollow na ronda anterior.
Scott Spark de 32” conquista primeiro pódio
O terceiro lugar de Filippo Colombo no XCC teve também importância do ponto de vista técnico.
O suíço competiu com o protótipo da Scott Spark RC de 32 polegadas e conseguiu o primeiro pódio da bicicleta numa prova da Taça do Mundo.
Colombo terminou apenas sete segundos atrás de Vidaurre e completou a última volta com o melhor parcial entre os dez primeiros.
O resultado ganhou ainda mais dimensão no XCO do dia seguinte.
Colombo voltou a utilizar a bicicleta de 32”, esteve várias vezes na frente da corrida e terminou segundo, a centímetros de Aldridge.
Fabio Püntener também competiu com o protótipo e chegou a formar com Colombo uma dupla Scott nas duas primeiras posições durante a prova.
Luca Martin conquista também a Taça do Mundo de XCC
Na classificação do XCC, Luca Martin chegou a Lake Placid com Mathis Azzaro como único adversário ainda capaz de disputar matematicamente o título.
Azzaro acabou por não alinhar devido a problemas físicos.
Martin terminou o XCC em quarto e confirmou o título sem ter vencido qualquer ronda ao longo da temporada, mas com uma regularidade que lhe permitiu acumular 1.390 pontos.
Adrien Boichis terminou segundo na geral e Mathis Azzaro terceiro.
Top 5 XCC masculino — Lake Placid
- Martin Vidaurre — 21m04s
- Luca Schwarzbauer — +4s
- Filippo Colombo — +7s
- Luca Martin — +10s
- Fabio Püntener — +10s
Top 5 XCO masculino — Lake Placid
- Charlie Aldridge — 1h23m21s
- Filippo Colombo — mesmo tempo
- Martin Vidaurre — +1s
- Cole Punchard — +7s
- Luca Martin — +20s

