O Tour Auvergne-Rhône-Alpes entrou finalmente na alta montanha e a sexta etapa trouxe mudanças importantes na classificação geral.
Maxim Van Gils foi o vencedor em Crest-Voland, enquanto o australiano Luke Tuckwell aproveitou a fuga do dia para assumir a liderança da corrida.
⚔️ Duel au sommet!
Summit showdown! 🔥#TourAuvergneRhoneAlpes pic.twitter.com/dN6wUkCSHA
— Tour Auvergne-Rhône-Alpes (@tourauverhalpes) June 12, 2026
João Almeida continua a “cumprir calendário”, apenas, e ainda não foi desta que alguns dos candidatos à vitória final “arrancou a fundo”…
O dia começou a alta velocidade e rapidamente ficou claro que a etapa não seria uma jornada de controlo tradicional.
Um grupo numeroso conseguiu ganhar vantagem logo nos quilómetros iniciais e, perante a dificuldade do percurso e a falta de entendimento entre os favoritos, a fuga acabou por ganhar cada vez mais importância à medida que a corrida avançava para as montanhas.
Na subida final, a vitória acabou por ser discutida entre os corredores que integravam esse grupo da frente.
Van Gils mostrou-se o mais forte nos momentos decisivos e conquistou o triunfo, confirmando também o excelente dia da Red Bull-BORA-hansgrohe.
A equipa alemã celebrou igualmente a ascensão de Luke Tuckwell à camisola amarela, depois de o australiano ter conseguido integrar a movimentação decisiva.
Atrás, a luta entre os candidatos à geral ganhou intensidade nos quilómetros finais.
Paul Seixas e Isaac del Toro foram os mais agressivos na subida para Crest-Voland e conseguiram ganhar tempo a vários adversários diretos.
Matteo Jorgenson limitou perdas, enquanto Juan Ayuso enfrentou mais dificuldades para acompanhar o ritmo imposto pelos melhores.
O dia não correu de feição a João Almeida.
O português da UAE Team Emirates-XRG ficou afastado da discussão da etapa e terminou apenas na 102.ª posição, a 22m43s de Maxim Van Gils.
A etapa ficou também marcada pela perda da camisola amarela por parte de Alex Baudin. O francês não conseguiu responder às movimentações decisivas e viu Tuckwell assumir o comando da corrida antes das duas etapas de montanha que ainda faltam disputar.
Com o Grand Colombier e o Plateau de Solaison ainda por enfrentar, tudo continua em aberto na luta pela vitória final. Mas a primeira etapa alpina deixou já uma certeza: a corrida entrou definitivamente na sua fase decisiva.

