Jonas Vingegaard é o grande vencedor da Volta a Itália 2026. A vitória, que já era praticamente certa desde o quinto triunfo em etapas no sábado, em Piancavallo, marcando um momento histórico para o ciclismo dinamarquês.
Aos 29 anos, Vingegaard entra para um grupo de elite ao tornar-se o oitavo ciclista de sempre a vencer as três grandes Voltas. É também o primeiro dinamarquês a alcançar tal feito. Ao longo das três semanas de competição, o ciclista mostrou poucos sinais de fraqueza, numa prestação que serve de preparação ideal para o reencontro com Tadej Pogacar (UAE Emirates XRG) no Tour de França.
🩷 𝟐𝟏 𝐬𝐭𝐚𝐠𝐞𝐬. 𝟓 𝐖𝐢𝐧𝐬. 𝟏 𝐌𝐚𝐠𝐥𝐢𝐚 𝐑𝐨𝐬𝐚.#GirodItalia pic.twitter.com/0Fwbs7b5zB
— Giro d’Italia (@giroditalia) June 1, 2026
Visivelmente emocionado, o líder da Visma-Lease a Bike confessou que lhe faltavam as palavras para descrever o que sentia. “É incrível. É algo com que sonhei toda a minha vida. E poder fazê-lo agora é algo especial. É um dia especial para mim, e ganhar esta corrida é algo com que sempre sonhei. Não tenho palavras”, afirmou.
O ciclista dinamarquês destacou ainda o apoio do público e a honra de envergar a camisola rosa na chegada a Roma. “Havia tanta gente a ver-nos. É uma honra usar esta camisola rosa em Roma. É muito especial”, concluiu Vingegaard.

