Gonçalo Amaral, da equipa Technosylva Rower Bembibre Cycling Team, é o vencedor da Taça de Portugal de Esperanças 2026.

PUB

O corredor sub-23 confirmou este domingo a conquista da competição ao terminar na terceira posição da quarta e última prova do calendário, integrada no 23.º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves.

A corrida foi vencida pelo seu colega de equipa Izan Gimeno, que bateu Guilherme Santos (Blackjack-Bairrada) num sprint a dois após uma jornada marcada por várias movimentações e pela dureza do percurso.

Com a liderança da Taça já na sua posse após a prova de sábado, em São João de Ver, Gonçalo Amaral entrou na derradeira corrida com vantagem sobre os principais adversários, mas ainda sem a vitória final garantida.

A prova, reservada aos escalões de sub-23 e juniores, contou com 89,8 quilómetros de percurso e foi disputada num circuito exigente, com sucessivas passagens pela meta e várias oportunidades para ataques.

As primeiras movimentações surgiram cedo.

Depois de uma tentativa inicial sem sucesso, Guilherme Lino (Santa Maria da Feira / Moreira / Bolflex / E.Leclerc), Augusto Patrício (Escola de Ciclismo Bruno Neves) e Ivan Loaisa (Technosylva Rower Bembibre Cycling Team) conseguiram ganhar algum espaço ao quilómetro 15, mas a fuga acabou neutralizada poucos quilómetros depois.

PUB

A corrida entrou então numa fase mais controlada até aos derradeiros 20 quilómetros, momento em que Izan Gimeno e Guilherme Santos lançaram um ataque que viria a revelar-se decisivo.

Atrás, a seleção natural provocada pelo percurso foi reduzindo os grupos perseguidores, enquanto Gonçalo Amaral seguia integrado num pequeno pelotão de favoritos.

Na chegada a Palmeira, Izan Gimeno foi o mais forte no sprint final, conquistando a vitória da etapa.

Guilherme Santos terminou na segunda posição e Gonçalo Amaral liderou o grupo perseguidor para garantir o terceiro lugar e, sobretudo, confirmar a conquista da Taça de Portugal de Esperanças 2026.

Nas contas finais da competição, Gonçalo Amaral somou 190 pontos, superando Sven Van der Werf (Earth Consulters / Maia / Frutas Monte Cristo), que terminou com 135 pontos.

Bruno Lopes (Porminho Team Sub23) completou o pódio final da Taça com 123 pontos.

Entre os juniores, a Blackjack-Bairrada dominou completamente a classificação, com Guilherme Santos a vencer, acompanhado pelos colegas Gustavo Oliveira e Martim Campos.

Na classificação coletiva da jornada, a Technosylva Rower Bembibre Cycling Team foi a equipa mais forte.

Já na classificação final da Taça de Portugal de Esperanças, a Earth Consulters / Maia / Frutas Monte Cristo conquistou o primeiro lugar, à frente da Porminho Team Sub23 e da Technosylva Rower Bembibre Cycling Team.

Classificação Final da Taça de Portugal de Esperanças 2026

  1. Gonçalo Amaral (Technosylva Rower Bembibre Cycling Team) – 190 pts
  2. Sven Van der Werf (Earth Consulters / Maia / Frutas Monte Cristo) – 135 pts
  3. Bruno Lopes (Porminho Team Sub23) – 123 pts

Classificação Final de Juniores

  1. Guilherme Santos (Blackjack-Bairrada)
  2. Gustavo Oliveira (Blackjack-Bairrada)
  3. Martim Campos (Blackjack-Bairrada)

Classificação Coletiva Final

  1. Earth Consulters / Maia / Frutas Monte Cristo – 72 pts
  2. Porminho Team Sub23 – 67 pts
  3. Technosylva Rower Bembibre Cycling Team – 50 pts