A mítica Paris-Roubaix vai entrar numa nova fase. A partir deste ano, passa a chamar-se Paris-Roubaix Hauts-de-France, numa mudança anunciada pela ASO, a entidade organizadora. A 123.ª edição do lendário Inferno do Norte está marcada para 12 de abril e traz algumas novidades no percurso — sem perder a sua essência.
Serão 258,3 quilómetros entre Compiègne e o icónico velódromo de Roubaix, com 54,8 km de pavé distribuídos por 30 setores. Ou seja, dureza não vai faltar.
Na corrida masculina, mantêm-se os troços históricos que fazem a fama da prova:
-
Trouée d’Arenberg (km 163)
-
Mons-en-Pévèle (km 209,7)
-
Carrefour de l’Arbre (km 241,2)
A principal alteração está na ordem dos primeiros setores de empedrado, agora colocados mais cedo na corrida, numa tentativa de tornar a prova ainda mais animada desde os quilómetros iniciais.
Outra grande novidade é o reforço da prova feminina. Pela primeira vez, a corrida das mulheres será disputada num domingo, no mesmo dia da masculina, criando um verdadeiro festival dedicado à Paris-Roubaix.
Na sua sexta edição, a corrida feminina terá 143 km, incluindo 33,7 km de pavé — mais 4,5 km do que no ano anterior. Foram acrescentados três novos setores empedrados, entre os quais Haveluy, e as ciclistas enfrentarão os 17 setores finais do percurso masculino, garantindo um final igualmente exigente.
Crédito da imagem: Paris-Roubaix/X



