Biniam Girmay (NSN) começou a Volta à Comunidade Valenciana com a vitória e a conquista da camisola amarela, depois de se impor ao sprint na etapa inaugural. Pelo meio, João Almeida (UAE Emirates) ainda passou por alguns apuros, mas conseguiu voltar ao grupo principal, e terminou com o mesmo tempo do vencedor.
Na sua estreia da temporada e já com as cores da NSN, equipa sucessora da Israel-Premier Tech, o eritreu Girmay foi o mais rápido no final dos 160 quilómetros entre Segorbe e Torreblanca. Atrás dele ficaram o belga Arne Marit (Red Bull-BORA-hansgrohe) e o italiano Giovanni Lonardi (Polti VisitMalta).
Com o mesmo tempo do vencedor chegaram os portugueses Nelson Oliveira (Movistar), em 50.º, e João Almeida, em 57.º.
It was close 🤏 but Bini got the job done! 👏
🇪🇸 #VCV26 #WeAreNSN #VeniVidiBini | @weare_NSN pic.twitter.com/2k9O3T8GHq
— NSN Cycling Team (@NSNCyclingTeam) February 4, 2026
A primeira etapa serviu como um verdadeiro aperitivo do que aí vem nesta Volta à Comunidade Valenciana. A prova animou-se a cerca de 25 quilómetros do fim, quando Remco Evenepoel acelerou forte para disputar segundos de bonificação.
O ataque do bicampeão olímpico, apoiado pelos colegas de equipa, acabou por deixar João Almeida cortado, obrigando o português a uma perseguição intensa — ainda por cima com Marc Soler, seu companheiro de equipa, a atacar no grupo da frente.
Almeida acabou por fechar o espaço cerca de dez quilómetros depois, numa altura em que Giulio Pellizzari seguia isolado na frente. O italiano ainda tentou resistir, mas foi apanhado já perto do quilómetro final, quando os sprinters começavam a preparar o duelo decisivo.
No sprint faltou Mads Pedersen (Lidl-Trek), que no seu primeiro dia de competição em 2024 sofreu uma queda e foi obrigado a abandonar.
Graças às bonificações, Girmay veste a camisola de líder, com quatro segundos de vantagem sobre Marit. Lonardi é terceiro, a seis segundos, enquanto Evenepoel é o melhor colocado entre os candidatos à geral, a nove segundos do eritreu.
João Almeida e Nelson Oliveira, os dois portugueses em prova, seguem a 10 segundos do líder.
Na quinta-feira, o contrarrelógio de 17 quilómetros entre Carlet e Alginet promete começar a fazer as primeiras diferenças entre os favoritos, na segunda etapa da corrida espanhola.
Crédito da imagem: NSNCycling Team – https://x.com/NSNCyclingTeam/status/2019085069311238509/photo/1



