O caminho de Jonas Vingegaard e João Almeida volta a cruzar-se em 2026. O dinamarquês vai estrear-se na Volta a Itália, depois de ter levado a melhor sobre o português na Volta a Espanha de 2025, e repetirá também a presença na Volta a França, onde voltará a medir forças com Tadej Pogacar.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

A novidade no calendário de Vingegaard foi confirmada em conferência de imprensa da Visma-Lease a Bike, realizada em La Nucia, sul de Espanha. Pela primeira vez, o dinamarquês vai combinar Giro e Tour na mesma temporada, abrindo a porta à conquista do triunvirato das grandes Voltas, juntando a camisola rosa às já conquistadas amarela do Tour (2022 e 2023) e vermelha da Vuelta (2025).

“Já há algum tempo que penso em disputar o Giro”, começou por dizer Vingegaard. “É uma das maiores corridas do calendário e também uma que nunca fiz antes. Quero muito vivenciá-la e agora parece o momento perfeito. Vencer a Vuelta no outono passado só me dá mais motivação para dar tudo de mim na busca pela vitória em Itália também. Adoraria adicionar a camisola rosa à minha coleção.”, afirmou o líder da formação neerlandesa.

O triunfo do dinamarquês na corrida espanhola, em agosto passado, surgiu depois de uma luta intensa com João Almeida, que terminou em segundo. Os dois voltam a encontrar-se já no próximo mês de maio (dias 8 a 31), nas estradas do Giro, uma prova que, a par da Vuelta, é um dos grandes objetivos do ciclista português da UAE Team Emirates em 2026.

PUB

“Nos últimos cinco anos, a minha preparação para o Tour tem sido praticamente a mesma. Desta vez, optámos por algo novo. A organização criou um percurso excelente para o Giro. Talvez não tão exigente como nos últimos anos, o que torna a combinação do Giro e do Tour uma opção favorável para nós.”

Já na Volta a França, Jonas Vingegaard terá pela frente o desafio de recuperar a camisola amarela, perdida nas últimas duas edições para o dominante Tadej Pogacar.

“Ganhar pela terceira vez seria incrível. Claro que será difícil, embora possa ser mais emocionante do que as duas últimas edições”, afirmou o dinamarquês, olhando para o traçado da prova. “É diferente dos últimos anos. As diferenças de tempo podem ser menores como resultado. Ainda assim, precisaremos de estar afiados desde o início para o contrarrelógio por equipas em Barcelona. Esta é uma disciplina na qual investimos muito tempo como equipa, e será uma forma especial de começar a corrida”, explicou o ciclista de 29 anos, cuja temporada terá poucas corridas.

Calendário de Jonas Vingegaard

  • UAE Tour: 16–22 de fevereiro

  • Volta à Catalunha: 23–29 de março

    PUB
  • Volta a Itália: 5–31 de maio

  • Volta a França: 4–26 de julho

Crédito da imagem: Visma-Lease a Bike/X – https://x.com/vismaleaseabike/status/2011092997241520437/photo/2

Também vais gostar destes!