Remco Evenepoel revelou o programa para a temporada de 2026, na sua nova equipa, Red Bull-BORA-hansgrohe. Embora muitos rumores sugerissem queo belga faria a sua estreia na Volta a Flandres, isso não acontecerá, e o campeão mundial de contrarrelógio concentrar-se-á nas clássicas das Ardenas.

PUB
Equipamentos GSG

Havia também dúvidas sobre a possível participação do campeão olímpico no Giro de Itália, mas afinal não disputará a ‘corsa rosa’, mas sim partilhará a liderança com Florian Lipowitz na Volta a França. Remco aproveitou ainda a ocasião para partilhar as suas impressões sobre a adaptação à nova equipa e as suas ambições para a próxima temporada.

Para planear a sua agenda, Evenepoel não quis fazer nada de muito extravagante, sobretudo depois de uma época complicada: “Só queremos ter uma época normal. Tive uma época difícil no ano passado. Queremos apenas uma boa época, sem muitas surpresas. Espero terminar a época sem interrupções. Os planos para o futuro serão planos para o futuro, mas penso que esta época será bastante tranquila.”

Tal como nos últimos dois anos, o Tour será o seu principal objetivo, mas desta vez vai partilhar a liderança, o que não acontecia antes: “Soube ainda há poucas horas que vou disputar o Tour. Será a primeira vez que vou competir numa grande Volta com dois líderes. Penso que é a melhor forma de conseguir um bom resultado. Vamos os dois tentar terminar o mais alto possível. É essa a mentalidade da equipa. Seja eu ou o Florian, queremos terminar no lugar mais alto do pódio. Mesmo sabendo que não será fácil.”

Com Florian Lipowitz e Remco Evenepoel, a equipa tem duas cartas fortes na manga e pretende tirar o máximo partido delas: “Se há vários líderes numa equipa, é melhor optar por alguns. Vamos adaptar-nos uns aos outros e às táticas. Não é o fim do mundo disputar o Tour juntos”, disse o belga.

Quando questionado sobre a sua integração na equipa alemã, Remco Evenepoel não poupou elogios à sua nova equipa: “É uma equipa muito terra a terra, todos trabalham para alcançar grandes feitos, todos fazem o que têm de fazer, e é nos dias de corrida que isso importa. Por isso, quando alguém não rende ou não cumpre bem a sua função, fala com essa pessoa. Não é improvisado, tentamos organizar as coisas e acho que é essa a filosofia. Não é robótico, é uma máquina, mas uma máquina tranquila. Neste momento, estou com sensações.”

O anúncio dos líderes nas grandes Voltas aconteceu durante o estágio que está a realizar em Maiorca, com o esloveno Primoz Roglic a disputar a Volta a Espanha, onde vai procurar o quinto triunfo, o que seria um recorde. 

PUB
Cube Litening Air

Na Volta a Itália, a Red Bull-BORA-hansgrohe vai ser liderada pelo italiano Giulio Pellizzari, sexto em 2025, e pelo australiano Jai Hindley, vencedor do Giro em 2022 e segundo em 2020. 

No sábado está previsto os anúncios dos programas dos principais corredores da UAE Emirates, que está desde o início da semana concentrada em estágio de pré-temporada em Benidorm, Espanha. Nesse dia, em conferência de imprensa, serão revelados os calendários de Tadej Pogacar, João Almeida e Isaac del Toro, que serão os líderes da equipa dos Emirados nas grande Voltas de 2026.  

Crédito da imagem: Red Bull-BORA-hansgrohe/X

Também vais gostar destes!