Victor Campenaerts (Visma -Lease a Bike), recente vencedor do prémio Crystal Bike para melhor ‘coequipier’, falou abertamente sobre a sua amizade com o seu antigo colega de equipa na Lotto, Tim Wellens, agora na rival UAE Emirates-XRG.  

PUB

O belga diz haver uma relação de amizade forte e sincera que vai além do ciclismo: “O Tim é o meu melhor amigo, fora e fora da bicicleta. Mas quando se está na bicicleta, as amizades não importam, embora nos falássemos com frequência durante o Tour. Somos e seremos sempre rivais, mesmo que não estejamos na liderança. Foi invulgar encontrarmo-nos na frente, principalmente porque ele adora ganhar. Chegámos mesmo a brincar um com o outro. Estou muito feliz com a sua vitória; felicitei-o nessa noite no hotel, mas teria preferido ganhar, teria preferido que Jonas [Vingegaard] ganhasse o Tour”, afirmou o corredor da Visma. 

Em 2026, na segunda temporada com a equipa neerlandesa, Campenaerts está satisfeito com o seu papel e com o trabalho que tem desenvolvido em prol dos seus líderes: “Assinei para ajudar o Jonas a vencer o Tour. Declarar as minhas ambições agora seria desonesto. Dei o meu melhor, infelizmente, o Pogi estava muito forte, mas demos o nosso melhor. O Jonas está feliz com a nossa parceria e ansioso pelo nosso programa conjunto em 2026.” 

E o corredor de 34 anos conclui com uma afirmação interessante e reveladora da exigência de liderar um pelotão: “Há respeito mútuo entre as duas equipas. No entanto, estamos num desporto em que é preciso ser assertivo. Se se quer andar na frente, avança-se pelo pelotão, acelera-se e assume-se a liderança, mas é preciso tê-los no sítio. No final, os melhores ciclistas estão na frente.” 

Também vais gostar destes!