A etapa rainha da Volta a França 2026 pode estar ameaçada. Trata-se da 20ª tirada, entre Le Bourg-d’Oisans e Alpe d’Huez, com a subida do Col de Sarenne. Eis a explicação…

PUB
KTM Macina Kapoho Master

O Col de Sarenne é o ponto central deste potencial cancelamento da etapa, dado que uma petição intitulada “Não ao Tour de França de 2026 a passar pelo Col de Sarenne” reuniu mais de 5.300 assinaturas de apoio à conservação da natureza, particularmente de animais como marmotas, raposas, camurças, abutres-barbudos, águias-cobreiras, arminhos e tetrazes-pretos.

“No dia 25 de julho de 2026, prevê-se que um grande número de pessoas se aglomere no Vale de Ferrand. Este vale é normalmente habitado por marmotas, raposas, camurças, águias-cobreiras, arminhos, bem como pelo frágil tetraz-preto: aves emblemáticas que nidificam no solo e cujas crias nascem em julho, ou seja, durante o Tour de França (…) Em termos de localização e época, é difícil encontrar um lugar pior para atrair multidões.”

A petição detalha: “Os organizadores do Tour de França de 2026 querem transformar o Col de Sarenne no maior estádio do mundo. De facto, a etapa rainha do Tour de 2026 está programada para terminar neste cume.

Posicionada no final da etapa, a subida para Sarenne poderá atrair centenas de milhares de espectadores.” O autor da petição continua, afirmando: “No dia 25 de julho de 2026, espera-se que um grande número de pessoas se aglomere no Vale de Ferrand.” Este vale alberga marmotas, raposas e o frágil tetraz-preto, aves emblemáticas que nidificam no solo e cujas crias eclodem em julho, ou seja, durante a Volta a França.

“Seis dias antes da passagem do Tour de França, o Col de Sarenne será utilizado por 16.000 ciclistas durante a corrida amadora L’Étape du Tour. Tal como em 2013, a sobrelotação de Sarenne irá provavelmente durar várias semanas, o que ampliará o impacto sobre a preciosa e vulnerável vida selvagem.” Este ano, os organizadores já tinham encurtado a etapa entre Albertville e La Plagne após a descoberta de um surto de dermatite nodular contagiosa que afetava o gado.

Crédito da imagem: UAE Emirates/X

PUB
Cube Litening Air

Também vais gostar destes!

Estrada

Jonathan Milan vence BeKING Mónaco

O italiano da Lidl-Trek impôs ao campeão mundial (UAE Emirates) na corrida de beneficência anual em que participam muitos ciclistas residentes no Principado