Desta vez, Tadej Pogacar não venceu… O esloveno, a maior estrela do ciclismo, cruzou a linha de meta em segundo lugar no critério BeKING, realizado no domingo na sua cidade natal, o Mónaco, atrás de Jonathan Milan. Pela primeira vez, realizou-se também uma prova feminina, ganha por Lorena Wiebes.

PUB
Beeq E-Bikes

O Mónaco esteve em alvoroço com mais uma edição do critério BeKING, uma corrida de beneficência local em que participam muitos ciclistas residentes no Principado, e que contou com a presença do Príncipe Alberto.

Na prova, assistiu a uma chegada em sprint, com Jonathan Milan a superar Tadej Pogacar e o monegasco Victor Langelotti (INEOS Grenadiers). Na prova feminina, a campeã neerlandesa Lorena Wiebes (SD Worx-Protime) conquistou a vitória. A polaca Kasia Niewiadoma (Canyon//SRAM zondacrypto) e a italiana Anna Trevisi (Liv AlUla Jayco) completaram o pódio.

Um pouco de história

A primeira edição do critério BeKING aconteceu em 2021. O criador, Matteo Trentin, conseguiu atrair vários nomes de peso para a estreia, que se revelou desde logo um sucesso – e o critério tornou-se um evento anual.

Com o BeKING, Trentin quer “fortalecer o vínculo entre os ciclistas profissionais e a população local do Mónaco”. O foco está na juventude, sendo também organizado um passeio infantil. Antes do critério, Trentin organiza várias pequenas corridas de beneficência. Espera angariar o máximo de dinheiro possível para a Fundação Princesa Charlene do Mónaco e para a Fundação Michele Scarponi. A questão da segurança também é tida em conta.

PUB
Equipamentos GSG

O que disseram os vencedores

“Gostei muito do BeKING”, disse Lorena Wiebes. “Nos Países Baixos, os critérios são muito populares, por isso foi fantástico participar num evento como este numa cidade como o Mónaco. É realmente especial correr aqui. A corrida foi cheia de ação — acho que foi emocionante de assistir. Na subida depois da meta, ataquei e consegui abrir a vantagem decisiva. Correu tudo bem — estou muito feliz.”

“Esta é a minha segunda vez no BEKING e estou novamente entusiasmado”, disse, por sua vez, Jonathan Milan. “Havia uma multidão enorme a apoiar o evento e é ótimo ver como o ciclismo pode unir tantas pessoas — especialmente sabendo que não é uma corrida tradicional, mas um evento que combina desporto, diversão e projetos sociais para ajudar os jovens a aproximarem-se do desporto. O ritmo foi forte desde o início e, no final, consegui vencer o incrível Tadej Pogačar e o favorito local, Victor Langellotti. Diverti-me imenso.”

Crédito da imagem: Beking Monaco/Instagram – https://www.instagram.com/p/DRaNHMWDQA-/?img_index=1

PUB

Também vais gostar destes!