Wilco Kelderman consolidou-se como um dos corredores mais consistentes do pelotão. Habituado a desempenhar papéis de liderança em corridas de três semanas, com um lugar entre os cinco primeiros em cada uma das grandes Voltas, o neerlandês deixou de lado as suas ambições pessoais para se tornar um companheiro de equipa fundamental para a Visma-Lease a Bike.

PUB
Mondraker Arid Alloy

Ao lado de Jonas Vingegaard na sua segunda vitória no Tour, em 2023, e mais recentemente, na Vuelta a España, o Kelderman espera regressar à Grand Boucle no próximo ano para ajudar o seu líder dinamarquês a vencer.

“Gostei muito em 2023 e 2024. Percebi que ter um plano para vencer o Tour ou dominar uma corrida me torna mais forte. Se estiver a ter um bom desempenho, poderei ser útil nas próximas provas. Estou curioso para ver qual será o plano da equipa”, disse Kelderman.

Com contrato com a Visma a expirar em 2027, Wilco continua indeciso sobre o seu futuro, como explicou à revista Ride: “Talvez continue por mais um ano depois de 2027, mas teremos de esperar para ver. A minha família está em casa, as minhas filhas estão a crescer. Por vezes, ir para campos de treino e competições a grandes altitudes é um pouco difícil. Mas a minha motivação mantém-se intacta. A vontade de treinar arduamente e fazer tudo para estar na frente da corrida é a mesma.

Entretanto, e até à sua retirada, o terceiro classificado no Giro de Itália de 2020 detém o recorde do maior número de classificações entre os 10 primeiros no WorldTour sem uma vitória (160). Esta marco não o incomoda: “Aprecio os sucessos da equipa e estou muito feliz por poder treinar arduamente todos os dias. Não me arrependo de nenhuma escolha na minha carreira, nem sinto que tenha perdido alguma oportunidade por correr por outras equipas.”

Crédito da imagem: Visla Lease a Bike/X

PUB
Equipamentos GSG

Também vais gostar destes!