A marca suíça acaba de lançar as novas DT Swiss ARC 1100 Dicut 38, o seu conjunto de rodas aero mais leve até à data. Com apenas 1.174 gramas no conjunto e a estreia dos raios em carbono, estas rodas representam um salto técnico importante na busca “pelo equilíbrio entre aerodinâmica, rigidez e peso reduzido”, garantem.

PUB
Equipamentos GSG

As novas DT Swiss ARC 1100 Dicut 38 mantêm o perfil de 38 mm, mas chegam completamente redesenhadas. O principal destaque está na introdução de raios em carbono, uma estreia absoluta na gama da marca, que até agora era reconhecida mundialmente pelos seus raios de aço inoxidável.

Este avanço permitiu à DT Swiss reduzir o peso em 125 gramas face à geração anterior, um valor significativo considerando o nível de otimização que o modelo já apresentava.

Para alcançar esta redução, a marca recorreu a raios produzidos pela empresa suíça Vonoa, especialista em tecnologia de compósitos, cujos produtos equipam também modelos de topo de outras marcas como Roval ou Hunt.

Além do material, a rigidez superior dos novos raios permitiu diminuir o número total na roda dianteira, passando de 24 para apenas 18, enquanto a traseira mantém o mesmo número.

As jantes continuam a ser totalmente em carbono, com 38 mm de perfil e 20 mm de largura interna. O conjunto fica completto com os cubos DT 180, modificados para se adaptarem aos novos raios em carbono e equipados com rolamentos cerâmicos e o sistema de engate Ratchet EXP, uma das assinaturas tecnológicas da marca.

O resultado é um par de rodas com um peso final de apenas 1.174 gramas, um número que supera mesmo as ultraleves DT Mon Chasseral, conhecidas até agora como o modelo mais leve da marca, mas com perfil de apenas 24 mm.

PUB
Mondraker Arid Alloy

Segundo a DT Swiss, o novo design foi desenvolvido segundo o conceito The Lightest Way Up, “uma filosofia de engenharia centrada na otimização global de peso, rigidez e eficiência aerodinâmica”.

Este equilíbrio foi testado em simulações de vento e em laboratório, com o objetivo de criar uma roda capaz de oferecer menor resistência em subidas sem sacrificar estabilidade em descidas rápidas ou sprints, garante o fabricante.

As novas ARC 1100 Dicut 38 são comercializadas por 3.199 euros e incluem um conjunto de pneus Continental Aero 111 (700×26 mm à frente) e GP5000S (700×28 mm atrás), duas câmaras de TPU Continental, válvulas tubeless e bolsas de transporte.


Mais informações:
www.dtswiss.com
Crédito das imagens:
DT Swiss

Também vais gostar destes!