O BikePark Cadafaz/Rapa, em Celorico da Beira, foi palco da derradeira jornada da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, coroando Jimmy Silva e Ana Leite como campeões nacionais da temporada. Ambos os atletas confirmaram o favoritismo com vitórias na última etapa.

PUB

Mesmo entrando em prova com o título praticamente garantido, devido à ausência do colega e rival Matias Camacho, o madeirense Jimmy Silva (Caniço Riders-Invermaque) não abrandou o ritmo.

O piloto insular venceu todos os cinco percursos especiais cronometrados (PEC) e terminou com quase dois minutos de vantagem sobre a concorrência.

O segundo lugar ficou para André Fernandes (União Desportiva Lorvanense), a 1m57s do vencedor, enquanto Dylan Gil completou o pódio, apenas um segundo atrás.

Foi mais uma demonstração de superioridade de Jimmy Silva, que conquistou quatro vitórias consecutivas e só não triunfou na primeira etapa, disputada em Vouzela.

Nas contas finais, o atleta da Caniço Riders fechou a Taça com 950 pontos, frente aos 570 de Matias Camacho, que assegurou o título na categoria Sub-23.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Na competição feminina, a prova foi mais renhida. Ana Catarina Leite (AXPO Team Vila do Conde) bateu a estoniana Maaris Meier (SAGIPER/NSCP Mortágua) por apenas 12 segundos após cinco PEC intensos.

A portuguesa venceu três das especiais, enquanto Meier levou a melhor em duas. Ana Luz (Bicisintra/Gás Mucifal) terminou em terceiro, a 4m34s.

Com esta vitória, Ana Leite fechou a época com um registo quase perfeito: quatro triunfos em cinco provas, somando 800 pontos e conquistando a Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano.

Ana Luz foi vice-campeã com 570 pontos, e Sandra Lopes (BTT Pandilhas a Monte) completou o pódio final com 240.

Na vertente das bicicletas com assistência elétrica (e-enduro), Tiago Ladeira (Miranda Factory Team) confirmou a superioridade demonstrada ao longo da temporada com mais uma vitória inequívoca em Celorico da Beira.

PUB
Nova Trek Top Fuel

O atleta de Viseu venceu todos os setores e garantiu o título nacional com 600 pontos, superando por 20 o rival Afonso Pinto (JR87 Racing Team-ADC Alfazeres-Guarda).

Na categoria feminina, a ausência de concorrentes na etapa final confirmou o triunfo de Patrícia Lourenço (Wildboys/Tomar Cidade Templária), que somou 550 pontos e sucedeu no topo do pódio a Ana Leite e Margarida Bandeira, ambas com 200 pontos.


Mais informações:
www.fpciclismo.pt
Crédito das imagens:
FPC

Também vais gostar destes!