A Figueira Champions Classic / Casino Figueira do ano que vem, a edição de 2026, já está a “mexer”. A organização já libertou uma das primeiras comunicações sobrea a prova portuguesa, que mais uma vez faz parte do calendário UCI ProSeries.

PUB
Mondraker Arid Alloy

O evento, que já se afirmou como uma das principais corridas de um dia em Portugal, contará com um pelotão de luxo, no qual se destacam oito equipas World Tour confirmadas, o número mais elevado desde a criação da competição. Tudo acontece na Figueira da Foz, como sabemos, no dia 14 de Fevereiro de 2026.

O objetivo da organização é alcançar 12 formações World Tour e seis equipas Continental Pro, perfazendo o limite regulamentar de 25 equipas à partida.

Caso isso se concretize, será o maior e mais qualificado pelotão alguma vez reunido na história da prova, consolidando o estatuto internacional da Figueira Champions Classic.

A crescente competitividade deve-se também a uma nova norma da União Ciclista Internacional (UCI), que obriga à participação das cinco primeiras equipas do ranking ProSeries entre as Continental Pro em todas as corridas deste escalão.

Esta medida vem elevar o nível das provas e, ao mesmo tempo, criar novos desafios às organizações, que passam a ter de gerir um número mais limitado de vagas para equipas nacionais.

PUB
Nova Trek Top Fuel

A organização reconhece esse constrangimento, mas garante que tudo fará para assegurar a presença do pelotão português, permitindo que as formações nacionais possam medir forças com algumas das melhores equipas e ciclistas do mundo.


Mais informações:
www.figueirachampionsclassic.com
Crédito das imagens:
Figueira Champions Classic

Também vais gostar destes!