5 coisas de que estamos a gostar na nova Specialized Diverge 4 Expert AXS [com vídeos] 9 de Setembro, 2025
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Partilha!X Houve uma 'revolução' completa na nova geração da Specialized Diverge? Ou estamos perante a evolução natural do melhor modelo de gravel da marca? Neste artigo e na vídeoreview no YouTube podes ver como a Diverge 4 Expert com sistema AXS se portou nos nossos testes! Será esta Specialized Diverge 4 Expert AXS uma evolução natural da bicicleta referência de gravel no catálogo da marca norte-americana? Seguramente que sim… Podemos mesmo dizer que este modelo é um dos mais completos e reconhecidos modelos do segmento nos anos mais recentes.PUB Desde a primeira geração, em 2014, que a Specialized tem sabido manter a evolução da Diverge num caminho que tenta equilibrar performance, conforto e potencial de aventura. E agora a quarta geração refina bem esse equilíbrio com uma geometria atualizada, mais clearance no quadro para pneus e uma integração ainda mais cuidada. Mantém-se fiel à filosofia de ser uma bicicleta para tudo, da competição à exploração em bikepacking. E a versão Expert AXS que testámos durante umas semanas pode ser vista como uma das mais equilibradas da gama, combinando o quadro em carbono FACT 9r com o sistema de suspensão Future Shock 3.2 e itens competentes como a transmissão SRAM Rival AXS E1 XPLR de 13 velocidades e as rodas Roval Terra C. Vamos então olhar para a Diverge 4 Expert AXS em diferentes cenários, dos estradões rolantes aos trilhos mais soltos e a curtos troços de asfalto rápido. E vejamos se nos é transmitida a prometida sensação de “equilíbrio entre velocidade, conforto e estabilidade”…PUB Antes de avançares, fica o convite: vê acima o nosso vídeo de review e relembra os cinco pontos que destacámos na Diverge 4 logo no início da nossa experiência com esta gravel: 5 coisas de que estamos a gostar na nova Specialized Diverge 4 Expert AXS [com vídeos] A nossa avaliação… A nova Diverge 4 Expert AXS representa uma evolução inteligente desta bicicleta de gravel; não há uma rutura total, mas sim uma melhoria naquilo que a Specialized já fazia bem. A marca preferiu, e bem, refinar os detalhes: mais estabilidade graças à nova geometria, maior capacidade de absorção de vibrações, melhor integração e um comportamento mais previsível em terrenos variados.PUB No conjunto, esta é uma gravel que inspira confiança e dá prazer de condução desde os primeiros km. Apesar da presença de “trunfos” como o sistema Future Shock 3.2 e o novo SWAT 4.0, o peso mantém-se de certa forma competitivo, o que contribui para a agilidade em aceleração e para o dinamismo nas mudanças de ritmo. O comportamento é previsível, a travagem faz o seu trabalho, a transmissão eletrónica da SRAM responde bem, como sempre, e as rodas escolhidas servem perfeitamente para a “missão” do gravel, seja ela qual for nesta vertente. Mas há espaço para melhorias: os pneus de 45 mm não tiram pleno partido do clearance para máximo de 50 mm, e o Future Shock sem ajuste, apenas na versão 3.2, poderá deixar alguns ciclistas mais exigentes a desejar maior ajuste. Ainda assim, a Specialized Diverge 4 Expert AXS acerta no essencial: é divertida, capaz e equilibrada. Uma bicicleta de gravel madura, pronta tanto para competir como para viajar. Nova Specialized Diverge 4, a gravel que está pronta para as ‘fugas’ de aventura! [com vídeos] PUB O que mais nos agrada… O desempenho em geral e a geometria mais estável e confiante em piso solto. Face à versão anterior, esta geração aumenta o tamanho do reach para que se possa utilizar avanços mais curtos e assim dar mais estabilidade à bicicleta e uma posição de condução mais “relaxada” ao ciclista. O compartimento SWAT 4.0, agora com uma abertura maior e servindo como um espaço de arrumação mais útil. A transmissão SRAM Rival AXS E1 XPLR de 13 velocidades mostra-se impecável em funcionamento e em qualquer tipo de situação. É a “magia” dos conjuntos eletrónicos… As Rodas Roval Terra C são equilibradas entre rigidez e conforto. O que menos nos agrada… Os pneus 700×45 aqui presententes deixam potencial por explorar; 47–50 mm faria mais sentido. Falhas na tração? O Future Shock é algo que faz mesmo a diferença pela positiva, mas nesta versão 3.2 não tem ajuste de dureza, o que pode limitar uma afinação mais “fina” para diferentes percursos. Especificações Specialized Diverge 4 Expert AXS: » Quadro: Specialized Diverge FACT 9r carbon com SWAT 4.0 Suspensão frontal: Future Shock 3.2 Rodas: Roval Terra C Rim Pneus: Specialized Tracer 700×45 Manípulo: SRAM Rival AXS E1 Desviador: SRAM Rival AXS E1 XPLR Pedaleiro: SRAM Rival E1 XPLR, DUB Wide, 40t Cassete: SRAM Rival E1 XPLR 10-46t, 13sp Selim: Specialized Body Geometry Power Expert Espigão: Roval Terra Carbon Seat Post, 20mm Offset Guiador: Specialized Adventure Gear Hover, 103mm drop x 70mm reach x 12º flare (fitas Supacaz Super Sticky Kush) Travões: SRAM Rival E1 Peso (tamanho L): 8,9 kg Preço: 5.499 euros Site: www.specialized.com/pt Review completa Um novo equilíbrio entre rapidez e conforto? A Specialized não reinventou a Diverge, refinou-a. O quadro FACT 9r em carbono mantém a identidade visual da gama, mas é mais longo, com escoras traseiras ligeiramente maiores e um triângulo dianteiro que garante melhor distribuição do peso. Já andámos na nova SPECIALIZED DIVERGE 2026 | Gravel (mais) rápido?Watch this video on YouTube Isso sente-se de imediato: a bicicleta mantém-se “previsível” mesmo em descidas técnicas, ganha estabilidade quando o terreno está mais solto e, ainda assim, conserva a reatividade que conhecemos da Diverge. Mas consegue estar mais rápida e também estável e “previsível” ao mesmo tempo? Os nossos testes de performance incluiram segmentos “competitivos” no Strava, que permitirem à bicicleta ser avaliada em condições exigentes. Os resultados destes testes são importantes para entender o desempenho. Podem ver na vídeoreview do que estamos a falar. O segmento da Quinta do Pisão é bastante rápido: foram cerca de 3,4 km a uma velocidade perto dos 26 km/hora. Este segmento permitiu testar a bicicleta em secções de estrada de terra batida rápidas e com curvas acentuadas pelo meio, descidas, e uma subida algo exigente logo no início. O segundo segmento foi numa subida com 2,5 km e inclinação média de 6.6% e máxima de 17%. Neste segmento quisemos testar a transmissão em inclinações mais exigentes e a tração dos pneus tendo em conta que passámos em zonas mais técnicas. No final dos nossos testes, a Specialized Diverge 4 cumpriu com o que prometeu. O conforto parece ser outro dos pontos fortes, mesmo sabendo que não a testámos numa daquelas viagens grandes em que passamos o dia todo em cima do selim… A combinação do Future Shock 3.2 com o espigão de selim em carbono e o desenho mais flexível da traseira faz com que a bicicleta “respire” em terrenos irregulares. As vibrações são de certa forma filtradas sem que se perca a sensação de ligação direta ao solo. Nas longas tiradas isto pode traduzir-se em menos fadiga e mais consistência de ritmo. Diverge 4: The Ultimate Getaway VehicleWatch this video on YouTube Basicamente, a promessa da Specialized foi cumprida: aumento das escoras traseiras, nova posição do pedaleiro, que desceu 5mm, presença do espigão de selim Roval Terra e Future Shock. Tudo isto combinado faz disparar a bicicleta em zonas mais rápidas, transmitindo sempre ao ciclista uma certa sensação de que se está a flutuar em cima da bicicleta. Transmissão combina bem… Na estrada, a Diverge 4 mantém uma boa eficiência a rolar. A transmissão SRAM Rival AXS E1 XPLR de 13 velocidades não tem saltos bruscos entre mudanças, permite manter a cadência em subidas longas ou descidas rápidas. Com um pedaleiro40t e cassete 10-46t, supera as expetativas e oferece um bom desempenho tanto a rolar em estrada e trilhos como a fazer subidas mais íngremes. A resistência deste grupo está mais do que confirmada. ‘Mais’ rodas, ‘menos pneus… Fora do asfalto, o equilíbrio entre rigidez e conforto das Roval Terra é evidente, pois são rodas que transmitem confiança mesmo em curvas de gravilha mais solta. Já os pneus Specialized Tracer 700×45 cumprem, mas ficam aquém do potencial da bicicleta. A Diverge pede pneus de 47-50 mm, tanto para aproveitar o espaço disponível para isso como para ganhar estabilidade adicional em pisos irregulares. Com essa alteração, o comportamento seria ainda mais coerente com a nova geometria. De facto, os pneus podem ser trocados… São rápidos em asfalto e trilhos de terra batida, mas ficam aquém das expetativas em subidas íngremes de terra batida, nas quais fomos obrigados a pedalar sentados para não perdermos tração, ao bom estilo do BTT. Ergonomia e um cockpit bem afinado A posição é menos agressiva do que numa endurance e mais relaxada do que numa bicicleta de estrada pura, o que favorece a polivalência. O guiador com 12° de flare oferece bom controlo em descidas, e o selim Body Geometry Power Expert cumpre a função, ainda que se perceba que é um componente mais orientado para a performance do que para o conforto prolongado. O Future Shock 3.2… O sistema Future Shock continua a ser um elemento diferenciador na Diverge. Os 20 mm de curso não a transformam numa bicicleta com suspensão, mas fazem diferença nas mãos e ombros, sobretudo em gravilha. O que se nota é uma frente mais calma e controlada, que absorve parte do impacto antes deste chegar ao ciclista. A ausência de ajuste de dureza nesta versão 3.2 é uma limitação; assim, quem alterna entre terrenos mais lisos e técnicos poderá sentir falta de ajuste… … e o SWAT 4.0 O compartimento SWAT 4.0 evoluiu. A abertura é maior, o mecanismo mais robusto e o acesso mais intuitivo. É uma solução que realmente faz sentido numa bicicleta deste tipo, ideal para guardar ferramentas, bomba ou comida sem depender de bolsas externas. Podemos agora levar mais carga, o que é essencial para ciclistas que precisam de mais espaço. Nos nossos testes usámos o compartimento para não termos necessidade de levar a bolsa de selim. Há espaço suficiente para levar uma câmara de ar (700-45), um kit de ferramentas essenciais, uma mini-bomba… E ainda sobrou espaço. Em suma… A Specialized Diverge 4 Expert AXS é uma bicicleta que consolida tudo o que fez da Diverge um nome icónico no gravel: versatilidade e diversão. Não é perfeita, mas é difícil não gostar da forma como se comporta. É rápida em asfalto, confiante fora dele e, acima de tudo, consistente no que faz. Quem tem um valor a rondar os 5.000 euros para investir numa bicicleta de gravel, deve incluir esta Diverge 4, neste caso a versão Expert com transmissão eletrónica Sram, no lote de candidatas ao “cargo”. É um facto que várias outras marcas concorrentes apresentam soluções também elas muito “competentes” neste segmento, por isso será sempre bom experimentar todas elas antes de decidir. E esse momento de experimentação poderá muito bem virar o “jogo” a favor desta nova geração da Diverge. The Specialized Bicycles Podcast: Inside the All-New Diverge 4Watch this video on YouTube Mais informações: www.specialized.com/pt Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através do email geral[arroba]goride.pt.
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