João Almeida está entre os nomeados para o prestigiado prémio Vélo d’Or, anunciou a revista Vélo Magazine, responsável pela distinção.

PUB
Nova Trek Top Fuel

Depois de uma temporada brilhante, em que foi segundo na Vuelta — com vitória numa etapa mítica no Angliru —, o português da UAE Emirates, tornou-se ainda o primeiro ciclista da história a vencer, no mesmo ano, a Volta ao País Basco, a Volta à Romandia e a Volta à Suíça.

O grande favorito ao prémio é o seu colega de equipa Tadej Pogacar, já vencedor do Vélo d’Or em 2021 e 2024. O esloveno assinou uma época de sonho: conquistou o Tour de França, venceu as provas de fundo dos Mundiais e Europeus, e brilhou nos monumentos — ganhou a Volta a Flandres, a Liège-Bastogne-Liège e a Volta à Lombardia, além de subir ao pódio na Paris-Roubaix (2.º) e na Milão-Sanremo (3.º).

Num ano dominado pela UAE Emirates, que somou 95 vitórias, outro nome da equipa surge entre os nomeados: o mexicano Isaac del Toro, segundo na Volta a Itália e com 16 triunfos, igualando o belga Tim Merlier (Soudal-Quick Step), também candidato ao prémio.

A lista de nomeados inclui ainda o belga Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) — campeão mundial e europeu de contrarrelógio e segundo nas provas de fundo —, o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), vencedor da Vuelta e vice no Tour, e o neerlandês Mathieu Van der Poel (Alpecin-Deceuninck), que venceu a Paris-Roubaix e a Milão-Sanremo.

Entre os restantes candidatos masculinos estão também Simon Yates (Visma-Lease a Bike), campeão do Giro, o irlandês Ben Healy (EF Education-EasyPost), o mais combativo do Tour, e o dinamarquês Mads Pedersen (Lidl-Trek), vencedor da classificação por pontos no Giro e na Vuelta.

No pelotão feminino, os destaques vão para Elisa Longo Borghini (UAE ADQ), vencedora do Giro, Pauline Ferrand-Prévôt (Visma-Lease a Bike), campeã do Tour, Demi Vollering (FDJ-Suez), que brilhou na Vuelta e nos Europeus, e Marlen Reusser (Movistar), campeã mundial e europeia de contrarrelógio.

PUB
Fox Service

Completam o lote de nomeadas as neerlandesas Mischa Bredewold, Puck Pieterse, Marianne Vos e Lorena Wiebes, a mauriciana Kimberley Le Court e a polaca Katarzyna Niewiadoma.

O prémio Eddy Merckx, dedicado aos melhores nas clássicas, tem entre os finalistas Remco Evenepoel, Mads Pedersen, Tadej Pogacar, Mathieu Van der Poel e Wout Van Aert.
Na categoria feminina, disputam o troféu Pauline Ferrand-Prévôt, Demi Vollering, Lorena Wiebes, Puck Pieterse e Elisa Balsamo (Lidl-Trek).

Crédito da imagem: UAE Emirates/X

Também vais gostar destes!