Ficamos com a sensação que este e-bike Beeq E900 Crossover é uma bicicleta que “quer” ser tudo ao mesmo tempo: uma BTT elétrica, uma urbana pronta para o dia a dia e ainda uma possível companheira em viagens longas. É possível se isto tudo?

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Pelo que vimos e sentimos aos comandos desta crossover, dizemos que sim. Não está no grupo das e-bikes mais leves que conhecemos, naturalmente, e há ainda alguns pontos para evoluir, mas, com um preço atrativo e com valências para nos “servir” em muitos momentos da semana e do fim de semana, a Beeq E900 convence.

Convidamos-te a ver a videoreview acima, a ver também os vídeos da Beeq ao longo deste teste e ainda a ver as muitas fotos que fizemos. Vais ficar a conhecer uma bicicleta bastante interessante e vais poder analisar o que de bom (e menos bom) existe na Beeq E900 Crossover.

A nossa avaliação…

O preço é o que nos chama a atenção para a Beeq E900 Crossover, mas depois, em cima dela, acabamos por gostar das sensações e de perceber que se trata de uma elétrica que nos pode acompanhar numa ida às compras ao final do dia, na cidade, ou numa boa volta de gravel/touring quando chega o fim de semana.

Notas positivas para os vários itens úteis nestes tipos de utilização, dos guarda-lamas à grade traseira, bem como a a presença de suspensão frontal de 120 mm, o que dá ainda mais versatilidade a esta Beeq.

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E ainda para o sistema elétrico, com o eficiente e potente Brose de 90 Nm, acompanhado por uma bateria que no modo mais económico que podemos escolher pode efetivamente ser suficiente para andar 80 a 100 km com assistência.

Há vários componentes que não são os mais recentes ou os mais acima nas gamas, como são exemplos os travões, a transmissão e as rodas em alumínio tamanho 27,5”; contudo, dado o preço, é neste patamar que esta elétrica tem de ficar. É uma “utilitária” por natureza.

O que mais nos agrada…
  • O preço de 2.599 euros. Não porque esta seja a e-bike crossover e de touring com melhor qualidade/preço do mercado, mas sim porque esta é uma bicicleta relativamente barata entre os seus pares. Pode ser a forma de entrar no segmento das e-bikes para o dia a dia.
  • O formato do quadro, aberto, facilitando o uso da bicicleta por toda a família.
  • O motor Brose Drive S Mag de 90 Nm
  • Os acessórios para a cidade, desde as luzes LED aos guarda-lamas, sem esquecer a grade de carga traseira. Junto com a suspensão podem ser também úteis em viagens de bicicleta.
O que menos nos agrada…
  • Esta é uma bicicleta (relativamente) pesada, com 28 kg. Numa e-bike deste género este pode ser um fator menos preponderante, neste caso devido ao quadro em alumínio e às rodas com aros também em alumínio.
  • O conjunto de transmissão não é dos mais recentes, mas talvez seja suficiente para o efeito que se pretende. Melhor para a cidade do que para o touring.
Especificações (https://pt.beeq-bicycles.com)
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  • Preço: 2.599 euros
  • Peso: aprox. 28 kg
  • Quadro Low Step em alumínio
  • Suspensão dianteira SR Suntour Raidon 34 Ar, curso 120 mm
  • Caixa de direção FSA 1.5″ to 1-1/8″ Tapered SHIS
  • Motor Brose Drive S Mag, 90 Nm
  • Bateria 522 Wh (36V), integrada e removível
  • Autonomia entre 40 e 100 km (anunciada pela marca)
  • Carregador 4A (3 a 6 horas)
  • Ecrã Brose Allround
  • Chave de bloqueio incluída
  • Guiador alumínio 780 mm / elevação 20 mm
  • Avanço 50 mm / 0°
  • Punhos Ergon GA30
  • Rodas 27,5” alumínio parede dupla (Tubeless Ready)
  • Pneus Continental Mountain King 27,5×2.6”
  • Cubos Shimano HB-MT400-B (frente) e Deore M6000 (trás)
  • Desviador traseiro Shimano Deore 11S
  • Cassete 11-51T
  • Prato 38T
  • Travões Shimano MT400 (discos 203 e 180 mm)
  • Porta-bagagem Atranvelo Tour AVS (máx. 25 kg)
  • Luz frontal Spanninga Axendo 40
  • Luz traseira Piccadilly
  • Guarda-lamas SKS
  • Descanso Atranvelo Dux
  • Selim Selle Royal Essenza Moderate Gel
  • Campainha e cadeado de roda AXA incluídos
  • Pedais Union SP-827 Flat
Review completa

A Beeq, marca portuguesa que desenha e monta as suas bicicletas em Portugal (nas fábricas da RTE, onde já tivemos oportunidade de estar), apresenta com esta E900 Crossover uma das suas propostas mais equilibradas em termos de versatilidade e equipamento.

Avisamos desde já, contudo, que não há nesta elétrica conjuntos de transmissão e travões topo de gama, ou quadro ou rodas em carbono; não, para apresentar-se com um preço de 2.399 euros, a E900 assenta em componentes e itens mais comedidos, mas que ainda assim conseguem proporcionar uma bela experiência em vários ambientes.

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Vídeo de unboxing criado pela marca:

BEEQ E-BIKES | Unboxing E900 Crossover

É por aí que começamos, pelo que é possível fazer com esta bicicleta. E pelo que fizemos com ela durante as várias semanas que a tivemos connosco.

Ora, experimentámos usá-la diariamente na deslocação de casa para o trabalho, e vice-versa, com paragens pelo caminho para fazer umas compras, beber um café com amigos.

Os sítios nem sempre foram os mais “amigos” das bicicletas, nem o tempo esteve sempre bom, e aí é positivo termos na bicicleta aqueles acessórios e periféricos que dão realmente jeito.

Quais? Um dos que mais nos foram úteis foi o cadeado na roda, que faz com que não tenhamos de prender a bicicleta a um poste, por exemplo, para a deixarmos enquanto entramos no supermercado. E o “descanso”, nesse mesmo momento.

A mesma coisa para as luzes LED à frente e atrás, e para os guarda-lamas. As primeiras são obrigatórias quando andamos com o dia a escurecer ou à noite, o que aconteceu (tal como numas voltinhas após o jantar que demos com a a E900 só por diversão pessoal…).

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E os guarda-lamas impediram que água e sujidade no chão passassem para as calças e para a roupa, visto que a viagem era de e para o trabalho. O apoio para o smartphone no guiador é outro recurso a utilizar diariamente, bem com a grade metálica na traseira.

Curiosamente, todos estes elementos foram úteis também no outro “destino” que demos à E900 (por duas vezes): grandes voltas de bicicleta, com alguma bagagem, nada de mais, e com tempo e calma para apreciar a paisagem e os momentos, acima de tudo.

Nalgumas partes destes percursos, grande parte deles em estradas de terra, estradões, sentimos falta da precisão das transmissões das BTT de topo que costumamos testar, naturalmente, mas sabemos que não é nesse segmento que esta e-bike se “movimenta”.

Noutras partes, a E900 rolou e rolou bem, com apoio especial de dois “recursos” fundamentais: a suspensão de 120 mm à frente, que dá outra confiança tanto a descer e a subir passeios como a passar sobre buracos em estradões. E os pneus Continental Mountain King 2.6”.

Vídeo de bikepacking apresentado pela Beeq:

BEEQ E-BIKES | Bikepacking no Guincho

E, claro, toda a plataforma elétrica que serve de base a esta e-bike Beeq. O motor Brose Drive S Mag já conhecemos: 90 Nm de força, algum ruído, boa transferência da assistência para a pedalada normal.

Os modos de condução disponíveis são os habituais, e a verdade é que este propulsor elétrico está adequado a todas as utilizações e cenários em que podemos andar com a E900 Crossover. E com o apoio do ecrã no guiador.

No caso da bateria, mixed feelings: são 522 Wh que tanto podem dar para apenas 40 ou 50 km (talvez menos…) se andarmos no modo mais potente, para irmos mais depressa tanto a rolar como a subir uma rua íngreme; como podem dar para o dobro de selecionarmos sempre o modo Eco.

O melhor, neste caso: podemos tirar a bateria do quadro e levá-la connosco para recarregar. 

Depois, num uso de prática desportiva de BTT propriamente dito, é claro que esta e-bike não é a mais adequada. Dará para umas voltinhas “simples”, mas não nunca será o ideal para percorrer trilhos técnicos, descidas, subidas exigentes, etc.

Para isso há muitos outros modelos desta e de outras marcas, com ou sem assistência elétrica, a preços muito variados, como sabemos.

Um outro vídeo promocional que a Beeq tem no YouTube com a E900:

BEEQ E-BIKES | CONTRA OS MAUS HÁBITOS - Vasco e Susana

Nota final para as rodas. Dimensão de 27,5”, aros em alumínio feitos pela RTE, algum peso a contribuir para o peso total do conjunto, que pode chegar aos 28 kg. Não será o ponto mais forte desta Beeq E900 Crossover, mas mostram-se à altura das “aventuras” que queiramos “abraçar” com esta e-ebike.


Mais info:


Todas as fotos


Equipa GoRide responsável pelo teste:
» Texto e teste: Nuno Margaça e Jorge Lopes
Riders nas imagens: Nuno Margaça
Fotos e captação de vídeo: Jorge Lopes

Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através do email geral[arroba]goride.pt.

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