João Almeida voltou a vítima da sua equipa nesta Vuelta. Na 19.ª etapa, de 161,9 km entre Rueda e Guijuelo, o português da UAE Emirates perdeu quatro preciosos segundos para o líder Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) num sprint intermédio, consequência de uma equipa descoordenada. Pequenos detalhes que, na corrida mais apertada do ano, podem custar caro.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

“Ganhei uns segundos ali. Estávamos em boa posição, fui tentar e ganhei o sprint. Foi improvisado. Vimos que estávamos na parte dianteira [do pelotão] e pensámos ‘porque não?’”, comentou Vingegaard, que reforçou a liderança para 44 segundos sobre Almeida, mantendo o controlo da corrida a poucas etapas do fim. Thomas Pidcock já estava fora da briga, a 2:43 minutos do dinamarquês.

O dia trouxe ainda momentos de tensão para Almeida. A 35 km da meta, com ventos laterais e a equipa a perder o ritmo, o português viu-se isolado com um pequeno grupo à frente, com Vingegaard à espreita. Foi preciso coração e pernas: com a ajuda do australiano Jay Vine, Almeida conseguiu reagrupar-se e não perder o contacto com os rivais, mantendo viva a esperança de lutar até à última subida.

Enquanto isso, para os sprinters, a etapa foi um verdadeiro festival de velocidade. Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) conquistou a vitória em 3:50.35 horas, superando Mads Pedersen (Lidl-Trek) e Orluis Aular (Movistar). “Foi um trabalho de equipa. O Jonas [Rickaert] e o Edward [Planckaert] foram super-rápido e superbem, eu ia a sofrer na roda deles. Mas vi a linha de meta, puxei e consegui ganhar”, disse Philipsen, mostrando como cada detalhe de equipa faz a diferença num sprint explosivo.

A fuga do dia começou com Jakub Otruba (Caja Rural-Seguros RGA) e Victor Guernalec (Arkéa-B&B Hotels), mas não resistiu à força do pelotão, sendo alcançada antes dos últimos 50 km, deixando tudo pronto para a grande batalha final.

Agora, a tensão dispara. A 20.ª etapa, no sábado, com 164,8 km entre Robledo de Chavela e a Bola del Mundo, promete ser o palco da decisão. Com a meta numa subida de categoria especial, cada pedalada de Almeida e Vingegaard será decisiva. A luta pelo pódio vai ser pura adrenalina, e quem vencer terá de deixar tudo na estrada.

Classificações

PUB
Fox Service

Crédito da imagem: UAE Emirates Twitter

Também vais gostar destes!