Juan Ayuso deu hoje um grito de orgulho na Volta a Espanha. Um dia depois de ter perdido mais de 10 minutos e de se despedir da luta pela geral, o espanhol respondeu com uma vitória em solitário na sétima etapa, garantindo o terceiro triunfo consecutivo da UAE Emirates.

PUB
Cube Stereo ONE

Logo na primeira subida do dia, Ayuso atacou sem olhar para trás. Andou muitos quilómetros isolado, foi alcançado pela fuga, mas, já na escalada para Cerler, de primeira categoria, voltou a partir sozinho. Cortou a meta ao fim de 188 quilómetros com 1m15s sobre Marco Frigo (Israel-Premier Tech) e 1m21s sobre Raúl García Pierna (Arkéa-B&B Hotels).

O triunfo teve sabor de desabafo. Muitas vezes acusado de egoísmo e de não apoiar os colegas, Ayuso festejou sem grandes gestos, apenas com os dedos nos ouvidos, como a silenciar críticas. “Não sei se compensa pelo que aconteceu ontem, mas esta vitória foi sobre orgulho. Sofri muito, mas alcancei o objetivo”, disse o ciclista, que já tinha vencido uma etapa no Giro deste ano.

A UAE voltou a arriscar na tática, lançando Ayuso e Jay Vine — vencedor na véspera — para a frente da corrida, enquanto Marc Soler ainda tentou um ataque nos metros finais. Do lado dos favoritos, João Almeida mostrou agressividade: atacou a cinco quilómetros da meta e levou consigo Jonas Vingegaard e Giulio Ciccone. Faltou, porém, colaboração, e o grupo acabou por chegar compacto.

No balanço, o português regressa ao pódio da geral, agora em terceiro, a 2m41s do surpreendente líder, o norueguês Torstein Traeen (Bahrain Victorious), que continua a resistir ao pelotão dos favoritos, com Vingegaard em segundo.

O pelotão terá amanhã algum descanso relativo, com 163,5 quilómetros planos entre Monzón Templário e Saragoça. Mas no domingo a montanha volta para testar as pernas e as ambições.

Classificações

PUB
Titan Almeria 2025

Crédito da imagem: LaVuelta Twitter – SprintCycling https://x.com/lavuelta/status/1961448265418748323/photo/1

Também vais gostar destes!