Um susto e uma queda não foram suficientes para travar Jonas Vingegaard. O dinamarquês da Visma-Lease a Bike assumiu hoje a liderança da Volta a Espanha, ao vencer a segunda etapa, na primeira chegada em alto da 80.ª edição.

PUB
Titan Almeria 2025

Depois do segundo lugar na Volta a França, atrás do inatingível Tadej Pogacar, Vingegaard partiu para a Vuelta como principal favorito e não demorou a deixar a sua marca. Nos 159,5 quilómetros entre Alba e Limone Piemonte, em Itália, cortou a meta à frente do italiano Giulio Ciccone (Lidl-Trek) e do francês David Gaudu (Groupama-FDJ). O português João Almeida (UAE Emirates) foi quinto, a apenas dois segundos.

“Já tinha passado algum tempo desde a minha última vitória. Estou muito feliz pela forma como me senti e como a equipa esteve hoje. Também estou muito feliz com a camisola vermelha”, afirmou o dinamarquês, que não vencia desde a última etapa da Volta ao Algarve, competição que acabaria por conquistar.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

O triunfo não chegou sem sobressaltos. A 27 quilómetros do final, com a chuva a tornar o asfalto traiçoeiro, Vingegaard foi ao chão numa queda coletiva. Rapidamente levantou-se, voltou ao pelotão com a ajuda de Victor Campenaerts e até teve tempo para levantar o polegar e enviar um beijo para casa.

“Foi uma queda dura, mas acho que não me aleijei muito. Tenho algumas marcas, mas acho que foi por estar tão escorregadio. Deslizei mais, por isso não fiquei com queimaduras do asfalto, nem nada do género”, explicou.

Já na subida final, foram vários os ataques, mas o momento decisivo surgiu quando Ciccone acelerou. Vingegaard foi o único a acompanhá-lo e acabou por ultrapassá-lo mesmo em cima da linha.

“Para ser honesto, antes da curva, não pensava que era possível passá-lo. Mas depois de passar a curva, a meta era mais longe do que pensava. Felizmente consegui passá-lo”, confessou.

Com as bonificações, o dinamarquês veste a camisola vermelha, com quatro segundos de vantagem sobre Ciccone e seis sobre Gaudu. João Almeida, em bom plano, perdeu apenas dois segundos para o vencedor, subindo ao 11.º lugar da geral, a 12 segundos. O campeão português Ivo Oliveira, que puxou forte no início da subida, terminou em 153.º, a mais de 11 minutos.

A Vuelta continua esta segunda-feira, ainda em Itália, com 134,6 quilómetros entre San Maurizio Canavese e Ceres, num percurso que termina numa contagem de montanha de quarta categoria.

Classificações

Crédito da imagem: Visma Lease a Bike Twitter – https://x.com/vismaleaseabike/status/1959650239905701905/photo/1

PUB
Beeq E-Bikes

Também vais gostar destes!