O Renewi Tour arrancou na quarta-feira nos Países Baixos e teve logo destaque português: Rui Oliveira (UAE Emirates) terminou a primeira etapa na segunda posição da geral, apenas dois segundos atrás do vencedor e novo líder, o belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step).

PUB

A tirada inaugural, entre Terneuzen e Breskens (182,6 km), foi animada por cortes no pelotão e por uma fuga que contou com o campeão olímpico de madison em grande plano. Rui Oliveira não só se manteve entre os mais ativos, como aproveitou os sprints intermédios para somar oito segundos de bonificação, decisivos para a classificação final do dia. Na meta, cruzou-se na 30.ª posição, com o mesmo tempo do vencedor.

O desfecho foi o mais previsível num terreno plano: Tim Merlier confirmou a fama de finalizador e bateu ao sprint o compatriota Arnaud de Lie (Lotto) e o colombiano Juan Sebastián Molano (UAE Emirates), que fechou o pódio da etapa.

Na geral, Rui Oliveira surge como o melhor colocado da UAE Emirates, a dois segundos de Merlier e com um de vantagem sobre Dries de Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale). O também português António Morgado, colega de equipa, completou a etapa no pelotão, em 48.º lugar.

Hoje, o pelotão enfrenta a segunda etapa, com 172,7 quilómetros entre Blankenberge e Ardooie. O perfil é novamente plano, deixando adivinhar mais espetáculo e, muito provavelmente, outro desfecho ao sprint.

Também vais gostar destes!