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Partilha!X A UCI obrigou as equipas a designar uma corredora em cuja bicicleta seria acoplado o localizador GPS, algo que as cinco equipas acima referidas se recusaram a fazer, exigindo que a UCI se encarregasse disso, o que levou à sua exclusão da prova. É um conflito que promete gerar muita discussão e que já prejudicou a Volta à Romandia Feminina de 2025! A corrida por etapas do WorldTour feminino começou na sexta-feira com um contrarrelógio individual de 4,4 km entre Huémoz e Villars-sur-Ollon, mas várias equipas importantes do pelotão feminino, das 15 presentes na partida, foram desclassificadas da corrida após um conflito com a União Ciclista Internacional (UCI).PUB Apesar das negociações que duraram até ao fim e de um acordo que parecia ter sido encontrado no último minuto, as equipas Lidl-Trek, Canyon SRAM, EF Education-Oatly, Visma-Lease a Bike e Team Picnic PostNL não se demoveram dos seus propósitos e, portanto, foram excluídas. Esta situação decorre de um desentendimento com a UCI sobre as novas regras de segurança e a utilização de sistemas de rastreamento GPS e geolocalização para as corredoras durante a prova, um teste realizado na Suíça francófona antes do Campeonato do Mundo. Uma situação confusa e prejudicial sobre um tema tão importante como a segurança, que corre o risco de prejudicar gravemente a competitividade do evento suíço, já privado de Demi Vollering (FDJ-SUEZ), que se encontra doente, e que, por isso, perde também a outra grande favorita e principal favorita, Kasia Niewiadoma-Phinney (CANYON//SRAM zondacrypto). A disputa diz respeito ao novo localizador GPS, com um teste em grande escala a decorrer ao longo dos três dias de corrida na Suíça, em preparação para o Campeonato do Mundo. O plano é equipar uma corredora por equipa com um pequeno dispositivo de aproximadamente 63 gramas, capaz de fornecer a sua posição em tempo real. No entanto, as regras relativas ao sistema de rastreio foram impostas sem a devida consulta e acordo. De acordo com a UCI, “as equipas eram obrigadas a designar uma corredora em cuja bicicleta seria acoplado o localizador GPS”, algo que as cinco equipas acima referidas se recusaram a fazer, exigindo que a UCI se encarregasse disso, o que levou à sua exclusão. As equipas ofereceram-se, como compromisso, para equipar todos os ciclistas com o sistema. As equipas lamentaram ainda que a UCI tenha imposto este sistema sem o instalar e dar apoio, deixando a responsabilidade para os mecânicos das equipas. O problema é que a UCI está a obrigá-las, ou a terceiros, a instalar o sistema nas suas bicicletas sem a sua autorização. Segundo elas, esse direito pertence-lhes exclusivamente. Há também um aspeto comercial: as equipas investem no Velon há anos. O sistema que a UCI quer agora utilizar é muito semelhante. A federação insiste em utilizar o seu sistema, mas as equipas temem deixar de ter acesso a dados e informação, e que anos de investimento no Velon tenham sido desperdiçados. Uma carta dirigida à UCI Especificamente, seis equipas enviaram uma carta à UCI na sexta-feira – depois de já terem expressado abertamente a sua discordância na reunião de diretores na tarde de quinta-feira – informando Matthew Knight, diretor estratégico de atletismo da UCI, que não concordariam em começar a utilizar os novos sistemas de geolocalização que a federação planeava implementar durante este Tour de Romandie, como um teste antes do Campeonato do Mundo no Ruanda. As equipas Lidl-Trek, Canyon//SRAM zondacrypto, EF Education-Oatly, Visma | A Lease a Bike, a AG-Soudal e a Picnic PostNL assinaram esta carta, na qual detalharam os pontos de discórdia. As equipas especificam que “o direito de instalar um dispositivo na bicicleta de um ciclista pertence à equipa em questão, um direito reconhecido por todas as partes interessadas no ciclismo profissional, particularmente os organizadores que têm colaborado com as equipas na geolocalização dos ciclistas nos últimos dez anos”.PUB A carta sublinha mesmo que as equipas “solicitaram à sua equipa que fotografe qualquer pessoa que fixe dispositivos nas bicicletas da equipa e que solicite que essas pessoas se identifiquem completamente. Serão pessoalmente responsáveis por qualquer acidente, lesão ou dano resultante de tal dispositivo”, e que as próprias equipas “não montarão, removerão, carregarão ou manipularão o dispositivo de qualquer outra forma”, como fazem com os dispositivos de seguimento ou câmaras de bordo da Velon. UCI reage em comunicado Por sua vez, a UCI reagiu de forma lógica e manifestou a sua incompreensão num comunicado publicado na sexta-feira. “A União Ciclista Internacional lamenta que algumas equipas da lista de partida da Volta à Romandia Feminino se tenham recusado a cumprir o regulamento da prova relativo à instalação de localizadores GPS como parte dos testes de um novo sistema de segurança.” Crédito da imagem: Volta à Romandia Twitter – https://x.com/TourDeRomandie/status/1956366727618421223/photo/1
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