Rafael Reis (Anicolor-Tien21) voltou a ser o mais forte no arranque da Volta a Portugal. Esta 4ª feira, o especialista em esforços curtos impôs-se no Prólogo desta 86ª edição da prova, com 3,7 km, disputado na Maia, alcançando a sétima vitória em prólogos da prova rainha do ciclismo nacional. E conquistando a primeira camisola amarela.

PUB
Equipamentos GSG

A partida deu-se pelas 15h35 e rapidamente Cade Bickmore (Project Echelon Racing) colocou um tempo de referência, ficando vários minutos na cadeira de líder.

O norte-americano foi depois superado por Pau Martí (Israel Premier Tech Academy), que se aproximou da barreira dos quatro minutos, e logo também por Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista), o primeiro a baixar essa marca, com 3’58’’151.

No entanto, o desfecho da etapa ficou reservado para os últimos três corredores a sairem. Jens Verbrugghe (Israel Premier Tech Academy) assumiu a liderança com um tempo de 3’55’’751, mas foi imediatamente superado por Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA), que marcou 3’54’’938.

Poucos minutos depois, Rafael Reis fechou o dia com 3’51’’236, garantindo a vitória com uma vantagem de 3,702 segundos sobre Leitão e 4,515 segundos sobre Verbrugghe.

Com este resultado, Rafael Reis lidera também a classificação geral, seguido por Iúri Leitão e Jens Verbrugghe, que assume a camisola branca da juventude. A Anicolor-Tien21 foi ainda a equipa mais forte do dia.

Primeira etapa em linha: chegada ao Sameiro

A 1.ª etapa da Volta acontece amanhã, 5ª feira, com uma ligação de 162,3 km entre Viana do Castelo e Braga. O percurso inclui quatro contagens de montanha nos últimos 90 km, duas de 3.ª categoria e duas de 2.ª, sendo a última coincidente com a chegada, no Santuário do Sameiro, prevista para as 17h24.

PUB
Titan Almeria 2025

O pelotão passará uma primeira vez pelo topo da subida a cerca de 20 km da meta, regressando depois para a ascensão final, onde se esperam os primeiros testes aos candidatos à geral.

Mais info e classificações:


Crédito das imagens: Ciclismo +TV / Rodrigo Rodrigues

Também vais gostar destes!