Há rodas DT Swiss de carbono a serem recolhidas com urgência e por questões de segurança, refere um comunicado recente da marca com product recall. E isto em modelos de bicicletas de estrada, gravel e BTT, entre outras.
Segundo a marca suíça, foi detetada a possibilidade de delaminação espontânea na aba da jante (rim flange), fenómeno que pode levar à fragilidade estrutural severa e consequente colapso total da roda.
O problema afeta exclusivamente jantes fabricadas com compósito de carbono e vindas de fábricas no Vietname. Não foram registados incidentes nas rodas da série ARC, mas a marca decidiu incluí-las na recolha por precaução, já que partilham o mesmo processo de produção.
Quais os modelos afetados?
A recolha aplica-se aos seguintes modelos com altura de perfil específica:
Séries ARC (fabricadas no Vietname):
- ARC 1100, 1400, 1600 DICUT – perfis de 50, 55, 65 mm
- ARC 1600 SPLINE – perfis de 50, 55, 65 mm
Séries ERC:
- ERC 1100, 1400, 1600 DICUT – perfis de 35, 45 mm
- ERC 1600 SPLINE – perfis de 35, 45 mm
- ERC LOG CLASSIC 45
Séries CRC:
- CRC 1100 DICUT 45
- CRC 1400, 1600 SPLINE – perfis de 35, 45 mm
Série HEC:
- HEC 1400 SPLINE 45
Modelos não afetados:
- Rodas ARC com perfis de 38, 62, 80 e 85 mm
- Todas as rodas com jantes em carbono fabricadas na fábrica da DT Swiss na Polónia
Como identificar se a sua roda está afetada?
Cada roda tem um DT Swiss ID, uma sequência alfanumérica de sete dígitos, localizada em três posições:
- Autocolante inviolável
- QR Code ou Dot Code
- Número impresso na jante
Se o número for superior a 2740000, a roda pode estar abrangida pela recolha. É necessário verificar o número no site oficial da DT Swiss, onde também está disponível um formulário para registo e substituição gratuita.
Importante: diz a própria marca que o risco de falha estrutural pode resultar em danos materiais, ferimentos graves ou morte. A utilização das rodas identificadas deve ser suspensa de imediato.
As rodas afetadas foram vendidas tanto como componentes avulso como integradas em bicicletas completas de várias marcas. A DT Swiss está a colaborar com os fabricantes para identificar os modelos em causa.
O que fazer a seguir?
Se tens rodas DT Swiss, verifica o DT Swiss ID do modelo em causa. Acede ao site da DT Swiss para confirmar se essas rodas estão abrangidas pela recolha. Caso esteja, regista o produto e segue as instruções para substituição.




