Se a Volta a França não estava já “arrumada”, está agora, a escassos dias do fim, pois Tadej Pogacar teve apenas de responder a dois curtos ataques de Jonas Vingegaard, um deles no último km, numa “estranha” e pouco corajosa forma de a Visma Lease a Bike encarar a 18ª etapa da Volta a França. E ainda fez 2º lugar num contraataque…

PUB
Nova Trek Top Fuel

O vencedor, esse, foi Ben O’Connor (Team Jayco Alula), com minutos de vantagem sobre um grupo perseguidor onde seguia o camisola amarela Pogacar, Vingegaard, Roglic, entre outros. Vitória da fuga que começou a 15 km do fim, a solo, merecida!

Eis os últimos cinco minutos da transmissão televisiva:

BRUTAL MOUNTAIN FINISH! 😰 | Men's Tour de France Stage 18 Final KM's | TNT Sports Cycling

A etapa de hoje era mais uma das que decidem vencedores… Considerada por muitos a etapa rainha desta edição da Volta a França, a tirada entre Vif e Courchevel Col de la Loze, com 171 km (5.450 D+), era garantia quase certa de pelo menos três horas de pura montanha nos Alpes.

Ou seja, mais uma etapa para Jonas Vingegaard e restantes elementos da Visma Lease a Bike serem competentes: fazerem o que lhes compete, atacar forte e tentar reduzir a vantagem larga que leva Tadej Pogacar (UAE Emirates-XRG) na classificação geral.

Assim aconteceu, efetivamente, quando restavam cerca de 75 km para o final da etapa. E esse endurecimento de corrida, ousada por parte da Visma por começarem esse processo tão cedo, fez com que Pogacar ficasse sozinho nesse momento… Cedo na corrida.

PUB
Fox Podium

E foi então que Vingegaard fez o seu trabalho: atacou, sozinho, a 71 km da meta. Florian Lipowitz (Red Bull – BORA – hansgrohe), 3º na geral, cedeu. O único que acompanhou o líder da Visma foi realmente Pogacar, mas a incursão foi curta, logo estes dois foram apanhados pelos demais que estavam na frente da corrida.

Mais tarde, Lipowitz recuperou e teve inclusive a coragem de procurar mesmo a frente a 30 km do fim. Era a Visma a deixar fugir o 3º da geral, que chegou a ter mais de dois minutos ainda antes de começarem as subidas mais exigentes e decisivas. Não durou, esta iniciativa.

A 10 km do final, Ben O’Connor levava meio minuto fugido na frente, perseguido por Rubio, a minuto e meio dele, e só depois, a mais de 3 minutos, seguia o grupo do camisola amarela Pogacar, composto por Vingegaard, Lipowitz, Oscar Onley, Felix Gall e Primoz Roglic, que está a fazer uma bela Volta a França, também.

Cerca de 5 km depois, reviravolta para Lipowitz, que cede e deixa ir o seu colega Primoz Roglic na companhia dos restantes elementos do grupo perseguidor a Rubio e O’Connor.

Mais à frente, no último km, Pogi abandona Vingegaard rumo a à 2ª posição, pois supera Rubio e chega com 01m45s de diferença para o vencedor da etapa, e ganhando mais nove segundinhos na geral sobre o homem da Visma, que hoje fecha em 3º lugar.

PUB
Equipamentos GSG

Eis os resultados de hoje e a classificação geral no momento:

Mais info e classificações:


Crédito da imagem: Website Tour de France / A.S.O.

PUB
Garmin

Também vais gostar destes!