Num fim de semana pleno de emoções em Ansião, Raquel Queirós (Team Specialized) e Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB Team) sagraram-se campeões nacionais de XCO e XCC, confirmando-se como os grandes dominadores nestas duas especialidades do BTT português em 2025.

PUB
Equipamentos GSG

No XCO, ontem, Raquel Queirós defendeu com sucesso o título conquistado em 2024, completando a prova feminina em 1h22m41s, deixando Ana Santos (Cannondale Factory Racing) a 1m35s e Leandra Gomes (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent) nos 2º e 3º lugares.

Na corrida masculina, Roberto Ferreira impôs-se em 1h19m40s, superiorizando-se ao campeão em título, Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos), que terminou a menos de um minuto. O terceiro lugar foi para Filipe Francisco (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira), a 1m25s do vencedor.

Eis o vídeo de resumo das provas de XCO:

Campeonato Nacional de XCO 2025

No sábado, nas provas de XCC, os dois atletas já tinham feito a festa. Raquel Queirós voltou a mostrar a sua consistência ao vencer Ana Santos num sprint final, terminando ambas com 23m06s. Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team) completou o pódio feminino, a 13 segundos.

Em masculinos, Roberto Ferreira destacou-se na volta final, respondendo a um ataque de Ricardo Marinheiro e cruzando a meta isolado com tempo de 23m06s. O pódio ficou completo com Filipe Francisco e João Cruz, ambos a quatro segundos.

PUB
Equipamentos GSG

Aqui está também o vídeo de resumo das provas de XCC:

Campeonato Nacional de XCC 2025

Ambas as provas tiveram transmissão em direto pelo YouTube e outras redes sociais. Aqui estão as transmissões completas, para quem não teve oportunidade de assistir:

CN XCO 2025 - Ansião
CN XCC 2025 - Ansião
PUB
Cube Stereo ONE

Nos sub-23, os títulos de XCO foram para Beatriz Guerra e João Fonseca, e nos sub-19 Margarida Vasconcelos e Tomás Pais confirmaram o favoritismo ao vencerem tanto no XCO como no XCC.

Nos sub-17, os triunfos foram para Rita Fontinhas e Pedro Galvão (XCO), e para Rafael Inácio e novamente Rita Fontinhas no XCC. Nos sub-15, disputado no sábado, os títulos foram para Mariana Peixoto e Afonso Barros.

Nas categorias masters, houve vitórias para Andreia Lopes e Rui Carvalho (M30), Lurdes Gonçalves e Ismael Graça (M40), Sandra Costa e António Passos (M50), e Adelino Cruz (M60). No paraciclismo, o título foi para Ricardo Mendes (SAERTEX Portugal/CRIAZinvent).

Mais info:


Imagens e vídeos: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!