Wout van Aert completou a trilogia em grandes voltas, somando a primeira vitória da época na nona etapa da Volta a Itália, em Siena, e o mexicano Isaac del Toro ascendeu à liderança da geral, conquistando a camisola rosa. 

PUB
Cube Stereo ONE

O corredor da Visma-Lease a Bike, um dos principais nomes do pelotão, colocou fim a jejum de nove meses, somando a 50.ª vitória da carreira à frente de Del Toro, segundo com o mesmo tempo. 

PUB
Fox Podium

Numa jornada que incluiu 30 quilómetros de estradas por asfaltar e em que o esloveno Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe) caiu, furou e perdeu um minuto para os restantes candidatos, o italiano Giulio Ciccone (Lidl-Trek) foi terceiro, a 58 segundos. 

A cerca de 15 quilómetros da meta, Del Toro atacou e descartou do trio o colombiano Egan Bernal, ficando apenas com Van Aert.

PUB
Cube Stereo ONE

Com o mexicano da UAE Emirates quase sempre a puxar na frente e a sua equipa a trabalhar na perseguição, de modo a que Ayuso ganhasse tempo a ‘Rogla’, acabou por ganhar o mais experiente Van Aert.

Privado do triunfo na etapa, Del Toro, jovem corredor de 21 anos da UAE Emirates, foi presenteado com a camisola rosa. Vencedor da Volta a França do Futuro em 2023, o mexicano tem 1.13 minutos de vantagem sobre o seu companheiro espanhol Juan Ayuso e 1.30 sobre o italiano Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), que é terceiro. 

O português Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) aguentou-se bem na estreia no ‘sterrato’, liderando durante alguns quilómetros o pelotão no trabalho para Tiberi, sendo 85.º no final e fixando-se no 92.º posto da geral, a 55.49 do camisola rosa antes do segundo dia de descanso do Giro.

Na segunda-feira, o pelotão cumpre o segundo dia de descanso, regressando à estrada na terça-feira, para o segundo contrarrelógio da 108.ª edição, percorrido ao longo de 28,6 quilómetros entre Lucca e Pisa. 

Classificações 

Crédito da imagem: Giro de Itália Twitter – https://x.com/giroditalia/status/1924132317695541284/photo/2

Também vais gostar destes!