Foi apresentada recentemente a transmissão SRAM Red AXS de estrada, a mais exclusiva do fabricante norte-americano. Agora, com a adição do sobrenome ‘gravel’ XPLR, surge esta nova versão destinada aos mais aventureiros.
O novo SRAM Red AXS XPLR herda vários componentes da versão de estrada: as manetes e o conjunto de travões são idênticos, com acabamentos de alta qualidade (manetes em fibra de carbono e pinças em alumínio polido). No entanto, esta nova transmissão não é uma simples adaptação ‘offroad’; possui uma identidade própria: a nova Red AXS XPLR é de 13 velocidades!

Optando pela configuração monoprato, enquanto a Shimano continua a apostar no gravel com duplo prato para dar resposta às altas velocidades em zonas planas e à necessidade de trocas rápidas de andamentos sem grandes saltos entre estes, a SRAM aposta no monoprato, com um cassete de 13 velocidades que minimiza os tais “saltos” entre as mudanças.

Se olharmos para o desviador traseiro, este apresenta várias semelhanças com os modelos de montanha, graças ao seu design Full Mount, onde a patilha de ancoragem ao quadro está integrada no próprio desviador. Como nos modelos XX de montanha, a roldana inferior é fabricada com a tecnologia Magic Wheel, que mantém a corrente em movimento mesmo se um ramo se introduzir nela.
Especificações do desviador SRAM Red AXS XPLR:
- 1x específico para uso com cassete 10-46T XPLR de 13 velocidades e correntes Flattop de estrada.
- A interface Hangerless e a fixação Full Mount permitem trocas de velocidades precisas e alta resistência a impactos.
- Requer quadro com interface UDH.
- Configuração simples sem parafusos de ajuste.
- Gestão superior da corrente com embraiagem de mola inspirada no MTB.
- Peças substituíveis. A Magic Wheel mantém a corrente em movimento, mesmo se resíduos entrarem na roldana inferior.
- Compatível com baterias AXS existentes.

Outro componente diferenciador é a cassete: no momento, é lançado apenas o XG-1391, uma unidade bastante leve (288 g) com uma variação de relações de 10-46 dentes. A corrente utilizada é a mesma Flattop de 12 velocidades da transmissão SRAM Red AXS.

Especificações do cassete XG-1391 Red XPLR:
- Range ampliado de 460%.
- Para desviadores traseiros XPLR 1x de 13 velocidades.
- Peso: 288 gramas
- Compatível com todas as correntes de estrada Flattop e núcleo XDR.

Os braços do pedaleiro, feitos em fibra de carbono, incorporam uma nova medida de 160 mm para alcançar mais utilizadores e proporcionar altas cadências de pedalada. Podem ser montados pratos que variam de 38 a 46 dentes, compatíveis com o prato ‘aero’ visto em competições tanto de BTT quanto de gravel. Em termos de tamanhos, são fabricados em: 160, 165, 167,5, 170, 172,5 e 175 mm.

Neste caso, podem também vir de fábrica com um medidor de potência Red AXS XPLR de aranha. Se não optarmos por essa configuração, podemos adquirir posteriormente e adicioná-lo, assim como o prato correspondente que passará a ser roscado em vez de montagem direta.

O medidor de potência, de aranha, possui precisão de até ±1,5% e mede a potência das duas pernas. A alimentação é feita por uma bateria tipo CR2032, com duração de cerca de 200 horas. A tecnologia de transmissão de dados é através de Bluetooth de baixa energia e ANT+ wireless.
Um detalhe: este medidor de potência possui a tecnologia Magic Zero, que permite rever e recalibrar automaticamente o medidor enquanto pedalamos.
Este novo grupo apresenta registos de peso impressionantes: se o anterior Red AXS eTap XPLR, de 12 velocidades, já era leve (pesava, com medidor de potência, 2.575 gramas), o novo é ainda mais: com medidor de potência, a SRAM declara 2.488 gramas e sem o medidor, de 2.398 gramas.

Mas, cada grama vale ‘ouro’: o grupo completo (incluindo travões) sem medidor de potência vai custar 3.960 euros, e com ele, 4.465 euros. Isto significa que as bicicletas de série que o instalarem terão preços ainda mais ‘estratosféricos’…






