Hoje foi dia de mais uma chegada em alto nos Pirinéus e, há semelhança do dia de ontem, Tadej Pogacar (UAE Emirates) voltou a impor-se como o mais forte na Volta a França. João Almeida defende o quarto posto à geral…

PUB
MMR (New) Kenta SL

A 15ª etapa da Volta a França começou em subida, mais precisamente no Col de Peyresourde, considerada pela organização como primeira categoria. O inicio fez-se a medo um pouco por todas as equipas pois, com tantos kms e dificuldades até ao final, era complicado lançar uma iniciativa que resultasse…

PUB
Beeq E-Bikes

A etapa foi controlada pela Visma Lease-a-Bike, praticamente desde inicio, o que só poderia indicar um cenário: Jonas Vingegaard ao ataque! Mas, antes disso, tivemos ainda a fuga do dia, numerosa, com muita qualidade, mas com prazo de validade curto.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

A equipa de Jonas Vingegaard lá deixou escapar a fuga mas sempre com o tempo bem controlado. Contudo, na frente da corrida tínhamos um cenário perfeito para a equipa da RedBull Bora Hansgrohe, que havia colocado três homens na frente.

O dia de ontem e a complexidade do traçado de hoje foram metendo cada ciclista no local merecido. Os mais fortes, na frente, foram Richard Carapaz (EF Education Easy-Post), Enric Mas (Movistar Team), Jay Hinley (RedBull Bora-Hansgrohe), Laurens De Plus (Ineos-Grenadiers) e Tobias Johannes (Uno-X Mobility).

PUB
Equipamentos GSG

O trabalho da Visma Lease-a-Bike abriu o jogo de eliminação desde cedo, e o pelotão era já um grupo muito restrito. Matteo Jorgenson encabeçava este mesmo grupo na subida final de Plateau Beille, e foi ele quem lançou o ataque de Vingegaard. João Almeida (UAE Emirates) perde o contacto assim que se inicia esta dificuldade, mas ao seu jeito, foi recuperando até final.

Os fugitivos “lutam” entre si, e cá atrás Vingegaard lança o ataque! A diferença para a frente rapidamente é anulada com Tadej Pogacar a responder na roda do dinamarquês. Remco Evenepoel (Soudal QuickStep) não vai ao choque e mete o seu próprio ritmo.

Jonas lança o ataque a 10 kms da meta, o que o deixou exposto muito cedo à mercê do contra-ataque, que viria a acontecer pouco a 6 kms do fim pelo camisola amarela.

Pogacar geriu e abriu espaço até à linha de meta, ganhando mais uma etapa na 111ª edição da Volta a França. Jonas Vinegaard perde mais 1m08s, e termina em segundo; e Remco Evenpoel termina o dia na terceira posição, a quase 3 minutos do vencedor.

João Almeida recuperou tempo na subida e ultrapassou inclusive Carlos Rodriguez (Ineos-Grenadiers) ganhando mais algum tempo para o espanhol que desceu a sexto na geral, com Mikel Landa (Soudal-QuickStep) a subir ao quinto posto.

 

Top-10 geral após a 15ª Etapa

Mais info:


Crédito imagens: Volta a França

Também vais gostar destes!