Eis uma história que nada dignifica a imagem do ciclismo. No último fim de semana realizou-se na cidade de Villena (Espanha) a sexta prova da competição amadora espanhola Torneo Interclubs Vinalopo, com 182 corredores à partida, mas apenas 52 concluíram a prova de 90 km!
Um percurso difícil exigente ou condições climatéricas extremas poderão explicar 130 desistências? Segundo a Marca, o motivo é bem diferente e muito mais preocupante. Terá sido o anúncio da intervenção das autoridades antidopagem espanholas (CELAD) no final da corrida que teria levado tantos participantes a abandonar subitamente a prova a meio do percurso, alegando furos ou quedas, sem forma de apurar a veracidade destes incidentes…
Aquí tenéis el enlace al álbum de fotos de la prueba de Almansa del pasado sábado 24 de Febrero. Recordaros que en la sección multimedia de nuestra web, tenéis todas las fotos y vídeos de este año y anteriores.https://t.co/RQjmaV8tCL@CiclismoLevante @fciclismocv @dipuAlicante
— Interclubs Vinalopo (@icvinalopo) February 26, 2024
A prova foi ganha pelo espanhol Andrés Ripoll López, e para os 52 corredores que a concluíram e após a mesma submeteram-se ao controlo antidopagem, a explicação dos adversários desistentes foi logicamente difícil de aceitar.
Oitavo classificado, Álvaro Marza expressou a sua insatisfação no Instagram. “As desistências deveram-se ao controlo antidoping. É uma explicação lógica e a mais pura realidade. Espero ter os resultados em breve e poder anunciá-los.”
Dada a dimensão da polémica, os organizadores tomaram uma posição oficial. “Queremos organizar um evento de ciclismo limpo e justo. Estamos comprometidos com a luta contra o doping e acreditamos que é essencial manter a integridade do desporto e proteger a saúde dos ciclistas. Contra a vantagem injusta sobre aqueles que participam em competições justas. Não só é um desrespeito ao desporto e aos seus valores, mas também pode ter consequências graves para a saúde. Além disso, aderimos às rigorosas regras antidopagem da União Ciclista Internacional (UCI). Todos os participantes do evento foram submetidos a testes antidoping aleatórios antes e depois da competição.”
¡ COMUNICADO IMPORTANTE !
Nota de prensa sobre los controles antidoping aleatorios y la postura del Torneo Interclubs Valle del Vinalopo.https://t.co/tNdQ83gXjB@dipuAlicante @fciclismocv pic.twitter.com/aKOAdoUsPt
— Interclubs Vinalopo (@icvinalopo) March 6, 2024
Crédito da imagem: Interclubs Vinalopo Twitter – https://twitter.com/icvinalopo/status/1765313788473991261/photo/1





