Depois de uma primeira etapa reservada aos velocistas puros com vitória de Casper van Uden (dsm-firmenich PostNL), o AlUla Tour rumou esta quarta-feira à Reserva Natural de Shaaran, onde estava reservado aos corredores, após 199 quilómetros, um final mais exigente.
No topo da derradeira subida (5 km a 4%), o norueguês Soren Waerenskjold (Uno-X Mobility) impôs, ao sprint, a um grupo de cerca de cinquenta unidades.
👊 @sorenweren was unstoppable at the top of hill in Sharaan Nature Reserve #AlUlaTour pic.twitter.com/1Zg5WwCytV
— AlUla Tour (@thealulatour) January 31, 2024
Na linha, o nórdico impôs-se a Henok Mulubrhan (Astana Qazaqstan, 2.º lugar), Nils Eekhoff (dsm-firmenich PostNL, 3º) e Bryan Coquard (Cofidis, 4º) e graças à vitória na segunda etapa e ao quarto lugar na primeira, assume a liderança da classificação geral, com o mesmo tempo de Van Uden (5º nesta tirada). Mulubrhan é o terceiro, a 4 segundos.
Rui e Ivo Oliveira (UAE Emirates) terminado o dia 2 do AlUla Tour num segundo grupo, a apenas 11 segundos do vencedor, e ocupam a 45.ª e a 51.ª posições, a 21 segundos do novo líder da geral.
😍 Dive into the beauty of Stage 2 at the #AlUlaTour! 🚴♂️ pic.twitter.com/5tVSpJH6RI
— AlUla Tour (@thealulatour) January 31, 2024
Desde os primeiros quilómetros formou-se uma fuga de cinco homens: Enekoitz Azparren (Euskaltel-Euskadi), Andreas Miltiadis (Terengganu Cycling), Tegsh-bayar Batsaikhan, Polychronis Tzortzakis (Roojai Insurance) e Atsushi Oka (JCL Team UKYO).
Atrás, as equipas Soudal Quick-Step, dsm-firmenich PostNL e Jayco AlUla lideram a perseguição. A etapa é animada, devido ao vento lateral que provoca diversos cortes no pelotão, embora algum tempo depois se reagrupe. Além de que todas as fugas são recapturadas antes da subida final.
🇸🇦 #AlUlaTour – The jerseys after stage 2️⃣
🟢 @sorenweren 🇳🇴
🔴 @sorenweren 🇳🇴
🟠 @oka_atsushi0903 🇯🇵
⚪ @sorenweren 🇳🇴 pic.twitter.com/fSYLrSnFHp— AlUla Tour (@thealulatour) January 31, 2024
Restavam então 5 km a 4% de inclinação média – e um quilómetro plano final. O ritmo desde as primeiras rampas é forte e sprinters como Dylan Groenewegen (Jayco AlUla) ficam desde logo para trás.
Alguns favoritos partem para a ofensiva e Pierre Latour (TotalEnergies) consegue escapar a 1,5 quilómetros da meta. No entanto, a formação Uno-X Mobility, de Soren Waerenskjold, alcançou o francês a 500 metros da linha, quando lançou para a vitória o seu pujante corredor norueguês.
📋GC after stage 2️⃣#AlUlaTour pic.twitter.com/BX4O1SR65W
— AlUla Tour (@thealulatour) January 31, 2024
“É um ótimo começo de temporada. Sempre nos perguntamos como serão as primeiras corridas, mas parece que o inverno correu bem”, disse Soren Waerenskjold no final. “Queríamos ficar na frente, mas também não muito, nos últimos 4 quilómetros. Conseguimo-lo perfeitamente, para manter o ritmo nos últimos 500 metros. O timing foi perfeito”, acrescentou.
Agora líder da classificação geral, Waerenskjold terá oportunidade de voltar a brilhar nas próximas duas etapas, que parecem ‘prometidas’ aos velocistas. “São muitas etapas de sprint, então é um pouco difícil estar mentalmente preparado para atacar cada etapa. Mas ainda tenho duas hipóteses de vitória”, finaliza o nórdico.
Créditos da imagem: Twitter AlUla Tour – https://twitter.com/thealulatour/status/1752686498745368637/photo/1



