Poucos dias depois de alcançado um marco histórico na história do ciclismo ao vencer a Volta a Espanha – com três corredores no pódio e o triunfo em todas as grandes voltas numa temporada –, a Jumbo-Visma sofreu esta quarta-feira um revés relacionado com Van Hooydonck…
Este corredor da equipa neerlandesa é forçado a terminar de forma prematura a carreira! Vítima de acidente cardíaco na semana passada quando conduzia a sua viatura particular, após o que foi colocado durante alguns dias em coma induzido, o belga de 27 anos foi submetido a exames exaustivos que revelaram uma anomalia no músculo cardíaco.
Nathan Van Hooydonck (@NVHooydonck) returns home but with bad news about his professional career
Read the full article on our website 📰https://t.co/SFzqf8qvaD
— Team Jumbo-Visma cycling (@JumboVismaRoad) September 20, 2023
Para prevenir possíveis arritmias, foi implantado em Van Hooydonck um desfibrilhador interno, mas o seu estado de saúde é incompatível com a prática desportiva de alto rendimento e por isso o corredor será forçado a encerrar prematuramente a carreira.
“Percebo que tive uma sorte incrível. As coisas poderiam ter sido diferentes se não tivesse recebido assistência médica tão rapidamente. Estou bem agora, mas ainda tenho de lidar com o facto de que o meu estado, daqui para o futuro, significa o fim da minha carreira profissional”, declara Nathan Van Hooydonck no site da Jumbo-Visma.
So proud to be part of this team! 🤩💛 #samenwinnen pic.twitter.com/01yw7gsz9M
— Nathan Van Hooydonck (@NVHooydonck) July 24, 2023
Contratado pela equipa neerlandesa em 2021, o alto e possante corredor (1,92 m e 78 kg) teve uma ascensão excecional, principalmente como co-equipier, nas clássicas, em apoio a líderes como Wout van Aert, ou em grandes voltas, com Jonas Vingegaard, em que participou nos dois Tour vencidos pelo dinamarquês, com quem tem relacionamento próximo.
“Gostaria de expressar a minha gratidão às pessoas que me ajudaram, à equipa médica do hospital e a todos os fãs que me enviaram mensagens. Agora vou concentrar-me na recuperação e na minha próxima paternidade. Eu e a minha companheira estamos ansiosos pelo nascimento do nosso filho. Isso realmente é uma ajuda nesta fase da minha vida”, conclui Nathan Van Hooydonck.
Lê também:
Imagens: Jumbo-Visma Twitter