A 2 de abril, a cerca de 140 quilómetros do final da Volta à Flandres, Filip Maciejuk causou uma queda coletiva no pelotãol com consequências graves para alguns corredores. Depois de ter entrado na berma, ao pretender regressar à estrada, o polaco foi bastante imprudente na manobra e provocou uma carambola em que Tim Wellens (UAE Emirates) foi um dos mais afetados, com uma fratura de clavícula.

PUB
MMR (New) Kenta SL

Desclassificado da corrida pelo colégio de comissários e desde então sob investigação da União Ciclística Internacional (UCI), o ciclista da Bahrain Victorious conheceu agora o veredicto desta entidade… E é pesado.

“Filip Maciejuk será suspenso por um período de 30 dias a partir de 25 de julho de 2023”, anunciou a UCI em comunicado de imprensa. A Comissão Disciplinar daquele organismo considerou que o ciclista agiu em violação do artigo 12.4.007 do Regulamento da UCI.

“A UCI está empenhada em continuar seu trabalho para melhorar a segurança dos ciclistas nas provas de estrada e lembra que o comportamento perigoso não tem lugar no ciclismo moderno”. A entidade que superintende a modalidade a nível mundial “reitera que é proibida a utilização dos passeios, caminhos e ciclovias situados fora do percurso e que qualquer incumprimento das regras de segurança ou precaução que resulte em risco imediato para terceiros será alvo de sanções disciplinares”.

Lê também:

Remco Evenepoel: ‘Já atingi os números de Vingegaard e Pogacar, mas…’

Imagens: UCI Twitter

PUB
Specialized Epic 8

Também vais gostar destes!